• Organizamos por Estados. Clique na cidade que deseja.

    Conheça mais sobre a feminista que vai nos representar na

    Prefeitura e na Câmara Municipal da sua cidade.

     

  • Chamada para pré-candidatas!

    Está pré-candidata? Conhece uma?
    Entre para o nosso mosaico.

  • MOSAICO 2020

    Feministas que queremos no poder!

    Caso não encontre a sua pré-candidata feminista, peça para ela entrar em contato com a gente.

    Nosso mosaico será atualizado todas as quintas-feira!

     

  • MANAUS (AM)

    ERIKA CARMO - Candidatura Feminista (PT/AM)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Feminista, filósofa, professora, militante de do movimento de mulheres em Manaus. Uma candidatura feminista, participava e popular

     

    SAIBA MAIS SOBRE ERIKA
    Site

  • SALVADOR (BA)

    MARIA MARIGHELLA (PT-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou Maria Marighella, nasci e vivo em Salvador, na Bahia. Sou mãe, atriz, gestora cultural, feminista e antirracista em constante aprendizado. Atriz de formação pela Universidade Federal da Bahia, atuo há mais de dez anos também com gestão de políticas públicas de Cultura, tendo passado por algumas instituições públicas do país.

    Sou também neta do dirigente comunista, deputado e poeta, assassinado pelo Estado Brasileiro, Carlos Marighella e, deste lugar, reivindico a Cultura como forma de disputa histórica de memória, pertencimento, imaginação de futuro e potente produção de Democracia.

    Hoje sou pré-candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e integro a movimentação cidadã ManifestA ColetivA, através da qual reivindicamos a ocupação democrática da política institucional para produzir um campo de invenção política na cidade de Salvador. Acreditamos que uma outra cultura política é possível.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARIA

    Instagram |Facebook

    ISADORA SALOMÃO (PSOL-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

     

    Sou soteropolitana, Feminista Negra, Defensora de Direitos Humanos e Relatora Nacional da Plataforma DHESCA, Socialista, dirigente do Coletivo 4 de Novembro, membro do Fórum Marielles, candidatA do PSOL mais votada nas eleições 2018 para o cargo na ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia, sendo, hoje, 2ª Suplente de Deputado Estadual pelo partido.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ISADORA

    Instagram |Facebook

    PRETAS POR SALVADOR (PSOL-BA)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

     

    Eu, Laina Crisóstomo, advogada feminista, lésbica, candomblecista, mãe, antiproibicionista, compõe a setorial estadual de mulheres do PSOL BA, foi candidata a deputada federal em 2018 com 13855 votos, sendo a mais votada pelo PSOL Bahia, presidenta e fundadora da ONG TamoJuntas, organização que surgiu em Salvador e hoje está em 19 estados do Brasil acolhendo mulheres em situação de violência de forma gratuita, voluntária e multidisciplinar.

     

    Cleide Coutinho, mulher preta, feminista evangélica, membra da setorial de mulheres do PSOL, Dirigente da execultiva do Psol/ Ba, dirigente do Movimento Nacional de Luta por Moradia. (MNLM).

     

    Gleide Davis, feminista preta, suburbana, de axé, estudante de serviço social - UFBA, militante e pesquisadora das áreas de gênero, raça, classe e saúde mental, membra permanente do Observatório de Racialidade e Interseccionalidade - ORI.

     

    SAIBA MAIS SOBRE PRETAS POR SALVADOR

    Instagram |Facebook | Twitter | Youtube

  • Bom Jesus da Serra, Cruz das Almas, Feira de Santana, Camaçari (BA)

    PROFESSORA NEUZA (PCdoB/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    BOM JESUS DA SERRA

    Sou professora, mobilizadora social e atuo no CMDCA , sou mãe solo de gêmeos, umbandistas em desenvolvimento.

    SAIBA MAIS SOBRE NEUZA

    Facebook

    PSI SUZANA LIMA (PCdoB/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CAMAÇARI

    Sou Suzana, mãe, Psicóloga e Professora universitária. Ex Secretária municipal de políticas para mulheres. Dirigente partidária e militante em políticas públicas para mulheres, saúde preventiva e intervenções sociais.

    Minha pretensão é atuar na melhoria das políticas públicas para mulheres no município. Bem como, no âmbito da assistência social e saúde. Promovendo ações efetivas para empoderamento feminino e pelo fim da violência contra mulheres. Fomentar/fortalecer ações de investimento na saúde primária preventiva da população!

     

    SAIBA MAIS SOBRE PSI SUZANA

    Instagram

    RUBENLIZA DIAS (PCdoB/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CRUZ DAS ALMAS

    Cruz-almense, mulher negra, professora da
    rede estadual de Educação, desde 1992. Filha de Paulo Simões Dias, pedreiro e espadeiro, e de Antonia Nascimento Dias, professora e técnica de enfermagem. Tenho 3 (três) filhos e um netinho.
    Como professora, lecionei desde a Alfabetização até o Curso Técnico de Educação Profissional, em escolas particulares e públicas. Licenciada em Química, Especialista em Gênero e Direitos Humanos e
    atualmente estudante em Especialização de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
    Também estou Vice-diretora do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Tôrres, local onde estudei, retornei como professora e fui eleita vice-diretora.

     

    SAIBA MAIS SOBRE RUBENLIZA

    Instagram |Facebook

     

    LAIZZA SANTOS (PCdoB/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    FEIRA DE SANTANA

    Estou pré-candidata a vereadora por Feira de Santana com a auto afirmação "Representatividade importa", que é uma proposta de mais mulheres e profissionais da educação nos espaços de poder e decisão.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LAIZZA

    Instagram| Facebook | Twitter

    NATHÁLIA PITANGA (PCdoB/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    FEIRA DE SANTANA

    Feminista, vegetariana, militante da UJS. A representação Feminina nos espaços de poder deve ser pautada todos os dias, além da renovação que só a juventude traz.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NATHÁLIA

    Instagram | facebook

    Dra. GABRIELA MENDES (PT/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CAMAÇARI

    Dra. Gabriela Mendes, nutricionista, professora universitária, servidora pública, coordenadora dos curso de Nutrição e Gastronomia, especialista em Gestão Pública Municipal e Saúde coletiva. Possui dez anos de experiência em SUS. Criadora do Projeto Nutrimóvel na Saúde e tutora do ministério da Saúde em Aleitamento Materno. Foi candidata a vereadora em 2016, com quase 700 votos, sendo a nona mulher mais votada da cidade. Representante da saúde em busca de políticas públicas em prol das mulheres que garantam uma saúde mais justa e eficiente para o nosso povo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE GABRIELA

    Instagram

  • IBITIARA, ILHÉUS, ITAPETINGA, JEQUIÉ, JUAZEIRO (BA)

    NENZA GUIMARÃES (PCB/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    ITIBIARA

    Filha de pais lavradores, já falecidos,nasci no povoado de Mata do Hipólito. Tenho sete anos de trabalho como servidora pública, como atendente de regulação na área de saúde e orientadora social na área de assistência social.

    Levanto a bandeira da igualdade social e das mulheres no cenário político.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NENZA

    Instagram | Facebook

     

     

     

    CRIS JÓIA (PdoCB/BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    ILHÉUS

    Sou Cris Jóia, filha adotiva de Ilhéus Bahia. Casada e Mãe de um garoto de 8 anos.
    Militante do Sócio-Ambiental e do Feminismo. Uma das fundadoras da ONG Caminho da Lagoa, que atua no entorno do litoral norte de Ilhéus, com mutirões de limpeza do povoado, atividade com crianças,etc, sempre voltado para o sócio-ambiental, conselheira licenciada do conselho da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada. Presidente licenciada da União Brasileira de Mulheres- UBM Ilhéus/Ba. Atuante através da UBM na Frente Parlamentar de Políticas Públicas para Mulheres e Enfrentamento à Violência de Ilhéus. Secretária de Mulheres do PCdoB Ilhéus.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CRIS

    Instagram | Facebook

    ERICA MARIA DORIA (PDT-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    ITAPETINGA

    Me chamo Érica tenho 29 anos e sou natural de Castro Alves-Ba, cheguei ao município de Itapetinga no ano de 2000, e lá se foram 20 anos.

    Minha cidade é uma cidade coronelista, atualmente temos temos 15 cadeiras na Câmara de vereadores e apenas 1 mulher que não representa efetivamente as mulheres de nossa cidade, e nessa eleição muitas mulheres de minha cidade se lançaram na pre candidatura afim de mudar o quadro, queremos ocupar os espaços políticos de nossa cidade que por muito tempo nos foi negado. Acredito que é possível, e necessário, que nós mulheres nos coloquemos na linha de frente para esses enfrentamentos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ERICA

    Instagram

    LEIDINHA SOUZA (PSOL-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JEQUIÉ

    Mulher lésbica, feminista e estudante de Sociologia. Filha de pais lavradores, nasci na zona rural e concluí o ensino médio em Jequié, onde moro há 12 anos e fui muito bem acolhida. Iniciei minha militância nos movimentos sociais, com ações culturais e educacionais nas comunidades de Jequié, incentivando também o protagonismo da juventude dessas localidades. Em 2016, passei por um partido extremamente fisiológico, sem nenhum comprometimento com as causas populares, com a classe trabalhadora e, muito menos, com as minorias sociais. Assim, indignada com o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff e por não me sentir representada nesse partido, decidi filiar a minha revolta, a minha luta e meus sonhos ao PSOL e, posteriormente, me tornei a primeira Presidenta do Diretório Municipal da sigla. Diante disso, coloco meu nome à disposição da população jequieense, pois acredito em uma política pensada através da perspectiva feminista, antirracista e da coletivização dos espaços de tomada de decisões, para que tenhamos a oportunidade de repensar um projeto de cidade diferente, que garanta visibilidade, vez e voz às minorias.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LEIDINHA

    Instagram |Facebook

    CARLA LORENA PESQUEIRA (PCdoB-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A CO-PREFEITA

    JUAZEIRO

    Mulher, feminista, de garra e coragem. Uma defensora dos direitos das mulheres, mãe, chefe de família. Pedagoga, Psicóloga e doula voluntária. E agora, pré candidata a Có Prefeita em Juazeiro Bahia.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CARLA

    Youtube

    KATUSSIA ALMEIDA (PT-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JUAZEIRO

    Mãe solo, Pesquisadora Filosófica, pós graduanda em Assessoria em Política e Governo. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Multiplicadora de Vida e voluntária por Amor.

    Ex-Presidenta do Conselho Municipal de Defesa e Direitos da Mulher, Integrante do COMPIR - Conselho Igualdade Racial de Juazeiro, MAV - Movimento Antirracista do Vale do São Francisco, Membra da Frente Negra do Velho Chico , Membra da rede de atendimento à mulher e da rede de enfretantamento à violência doméstica e familiar.

    Articuladora Social, Candomblecista,

    Ativista dos Direitos Humanos, Ativista Rosa, Defensora das mulheres com câncer e Denfensora de Marias pela Ronda Maria da Penha.

    Saudações feminista e Antirracistas ♀️✊🏾

     

    SAIBA MAIS SOBRE KATUSSIA

    Instagram |Facebook

    LUANA PEREIRA RODRIGUES (PT-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JUAZEIRO

    Eu sou Luana Rodrigues, mulher negra feminista, atualmente filiada no PT, porém fui militante por 10 anos do PCdoB, fui militante/fundadora da Unegro em Juazeiro-BA, hoje construo o coletivo Pretos(as), LGBT+ e Periféricos na construção de um mandato coletivo para Juazeiro. Sou você presidenta do Conselho Municipal de Promoção a Igualdade Racial e ex diretora de diversidade do município, onde implantamos muitas políticas públicas voltadas para esses segmentos tão excluídos do poder.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LUANA

    Instagram |Twitter | Youtube

    CRISTINA TOLENTINO

    (PT-BA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    TEIXEIRA DE FREITAS

    Minha formação é do movimento estudantil e hoje faço parte de um coletivo feminista chamado divas Guimarães.

    Projeto que inclua a saúde da mulher e mas redes de apoia e defesa de ser mulher

     

    SAIBA MAIS SOBRE CRISTINA

    Instagram

  • Fortaleza (CE)

    ANNA KARINA (PSOL/CE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Mãe, professora, feminista, antifascista e socialista. Ativista histórica de sua categoria, a qual se dedica há mais de 20 anos, colocando-se à frente de inúmeras greves da educação no Ceará.

    Lutadora feminista desde a juventude ao entender seu corpo e de suas amigas como alvos de tantas formas de machismo desenvolveu a campanha #SosMãesSolo que distribuiu solidariedade na forma de cestas básicas nos primeiros meses da pandemia. Como professora desenvolve o núcleo de gênero em sua escola apoiando meninos e meninas nas inúmeras situações de violência de gênero. Foi nossa candidata ao senado em 2018 no Ceará e ficou entre as votações mais significativas do PSOL para o senado em todo o país com 316922 votos. E agora, disputa uma vaga pra vereadora, pra fazer essa luta toda, do feminismo, da defesa da educação, do antifascismo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANNA
    Instagram |Facebook| Twitter

    NOSSA CARA (PSOL/CE)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    Eu sou Louise Santana mulher negra periférica e cristã, tenho 30 anos sou professora da Rede Municipal e estudante de Direito na UFC, atuo na Rede de Mulheres Negras do Ceará e na frente de Professores Antifascistas além disso construí os setoriais de Mulheres e de Negritude do PSOL.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NOSSA CARA
    FacebooK

    CLAUDIANE LOPES (UP/CE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou cearense e da cidade de Fortaleza, tenho 38 anos e venho de uma família de professores. Atuo como jornalista no Jornal A Verdade e integro o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB, além de compor a atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará – Sindjorce. Começou a sua militância desde muito jovem. Aos 17 anos iniciei a militância me integrando na União da Juventude Rebelião (UJR), e logo depois participei do grêmio da Escola pública Governador Adauto Bezerra. Na Universidade Federal do Ceará (UFC),onde continuei integrar o movimento estudantil, e foi eleita para duas gestões do Diretório Central do Estudantes da UFC e para União Nacional dos Estudantes – UNE, em dois mandados. Atualmente atua no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB, que ao lado de famílias pobres e sem teto de vários bairros da cidade lutam por moradia digna e por mais direitos para a população das periferias de Fortaleza. E tenho atuado no movimento sindical como diretora do Sindicato dos Jornalistas do Ceará – Sindjorce. Me coloco na disputa do pleito com o propósito de apresentar um programa político que expressa todas as lutas sociais e populares em que esteve nesses 22 anos de militância social, onde sempre esteve ao lado dos interesses do povo, das mulheres, comunidade lgbttqia+, dos estudantes e da classe trabalhadora. O desejo de lutar por cidade mais democrática e humana para todos, principalmente em tempos de pandemia de covid-19, a defesa pela vida, em especial, do povo pobre é o que deva define os rumos da nossa sociedade.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CLAUDIANE
    Instagram | FacebooK

  • Crato, Iguatu (CE)

    ZULEIDE QUEIROZ(PSOL/CE)

    PRÉ CANDIDATA A VEREADORA

    Crato

     

    Professora, integrante da Frente de Mulheres do Cariri, Resistencia Feminista/Psol, Grupo de Valorização Negra do Cariri e Movimento Negro Unificado. Luta contra a Violência de gênero, luta antirracista, antilgbtfobica, em defesa da educação pública e gratuita, pelo fortalecimento da classe trabalhadora na construção do socialismo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ZULEIDE

    Facebook

     

    ROBERTA MENEZES (PSOL/CE)

    PRÉ CANDIDATA A CO-PREFEITA

    Iguatu

    Sou Roberta Menezes, 39 anos, professora, assistente social, feminista, filiada ao Psol. Sou de Fortaleza,mas moro em Iguatu há 6 anos, cidade onde estou pré candidata à co-prefeita pelo Psol.

    Nossos sonhos são coletivos: derrotar a extrema-direita/direita e construir uma cidade feliz, sustentável, justa.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ROBERTA
    Instagram |Facebook |Twitter

    ADELAIDE (PSOL/CE)

    PRÉ CANDIDATA A VEREADORA

    Iguatu

    sou negra,lésbica ,adoro enfrentamento sou,militante direitos humanos. prentendo muda a historia da minha Cidade com minha linda cor e fazer a diferença.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ADELAIDE

    Email

     

    LUCCIA ALBUQUERQUE (PSOL/CE)

    PRÉ CANDIDATA A VEREADORA

    Iguatu

    Uma Mulher, Mãe, Defensora dos animais e Meio Ambiente, Estudante de Direito da URCA, da favela, do campo, da pista para luta!

    Queremos uma Sociedade mais igualitária, justa e solidária, em defesa do Ecossocialismo, meio ambiente, Direito a saúde, educação, moradia, saneamento básico, Discriminalização das drogas, da população Negra, LGBTQIA+, Indígena, originária e de terreiro, dos direitos dos animais, dentre tantas outras bandeiras.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LUCCIA
    Instagram | Facebook | Twitter 

     

     

    VALÉRIA ARAUJO PAULINO (PSOL/CE)

    PRÉ CANDIDATA A VEREADORA

    Iguatu

     

    Uma mulher que não tem medo dos desafios! Faço parte de vários projetos coletivos, e nessa busca pelos nossos direitos encontramos vários desafios e pouco apoio. Tendo em vista que somos um país que ocupa a política de forma eletiva, porque não nos colocarmos para preencher os espaços, fazendo com que os cargos sejam ocupados por pessoas que realmente visem o coletivo e a luta social. Não será uma tarefa fácil, mas sou guerreira, sou mulher!​

     

    SAIBA MAIS SOBRE VALÉRIA

     Facebook

     

  • GOIÂNIA (GO)

    MARIANA LOPES (PSOL/GO)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Doutora em História Social (UFU), coordenadora de Mulheres da Fasubra Sindical e trabalhadora da UFG.

    Política com afeto, por mais mulheres na política. Candidatura feminista e de luta pela educação!​

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARIANA
    Instagram

     

     

    IRMÃ CIDA (PTB/GO)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Tenho 52 anos,casada a 36 anos,2 filhas,assistente social e especialização em políticas publicas. sou primeira suplente de vereador e pre candidata a vereadora.!

     

    SAIBA MAIS SOBRE IRMÃ CIDA
    Instagram | Facebook | Site

     

     

    MANDATA COLETIVA E COMPARTILHADA DE MULHERES (PSOL/GO)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    Somos uma candidatura coletiva e compartilhada de mulheres que tem em sua própria composição a diversidade e a representatividade que defende. Alessandra Minadakis, Nina Soldera e Joana Porto, uma mulher branca, uma negra e uma indígena, mães, feministas, antirracistas e ecossocialistas, que acreditam na força da mulher e no trabalho coletivo para revolucionar a política goianiense e fazer a mudança que a cidade precisa.

     

    SAIBA MAIS SOBRE a MANDATA COLETIVA
    Instagram | Facebook

     

     

  • CAVALCANTE (GO)

    PROFª DUCIÂNY (PT/GO)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Moro e leciono há 11 anos em Cavalcante, Chapada dos Veadeiros, Goiás. Um município com índice de desenvolvimento humano extremamente baixo e índices de violência contra mulheres e crianças muito alto. Em defesa dos direitas dos jovens, das mulheres e por uma educação com mais qualidade e que possa contribuir para
    a emancipação e o empoderamento da juventude do nosso município, sou pré-candidata a Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores, PT."

     

    SAIBA MAIS SOBRE PROFª DUCIÂNY
    Instagram |Facebook | Youtube

  • CAMPO GRANDE (MS)

    JANICE ANDRADE (PT/MS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

     

    Janice Andrade advogada, mãe, feminista, humanista, militante e defensora dos Direitos Humanos, do Direito das Mulheres, do Estado Democrático de Direito, dos direitos sociais e da Efetivação dos direitos fundamentais que contemple a população campo-grandense.

    Vim para MS cursar direito na UFMS há 15 anos. Exerço a advocacia popular e pro bono há mais de 8 anos na vara de família na defesa dos direitos das mulheres.

     

    SAIBA MAIS SOBRE JANICE

    Facebook

     

     

    NATÁLLIA BRAGA (PT/MS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

     

    Militante do movimento estudantil, ativista em defesa dos direitos das mulheres e juventude, presidente do parlamento jovem Sul mato grossense e realizadora ImagineSUS. Após participar dos projetos de representatividade jovem na política, sinto que pleitear uma vaga na Câmara de vereadores significa levar a voz das mulher e dxs jovens ao poder.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NATÁLLIA
    Instagram

     

     

    VANESSA LEMES DE ARAÚJO (PT/MS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

     

    Mãe de 2 filhos, 38anos, divorciada, militante na causa animal.Trabalhar na defesa e proteção feminina, empoderamento feminino. Por mais mulheres no poder.

     

    SAIBA MAIS SOBRE VANESSA
    Instagram

     

     

  • Belo Horizonte (MG)

    ÁUREA CAROLINA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    Membra da PartidA- MG

    Áurea Carolina é educadora popular, especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestra em ciência política pela UFMG. Foi eleita vereadora de BH em 2016, em uma campanha coletiva pela movimentação Muitas. Também é integrante da #partidA Movimento a fim de impulsionar mulheres feministas para a ocupação institucional. Junto à vereadora Cida Falabella e à primeira suplente Bella Gonçalves, inaugurou a Gabinetona, uma experiência inédita de mandato compartilhado. Em 2018, foi eleita deputada federal por Minas Gerais pelas Muitas/PSOL.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ÁUREA

    Instagram | Facebook

    Twitter

     

    INDIRA XAVIER (UP/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VICE-PREFEITA

    Indira Xavier, 35 anos, feminista, mulher preta, nordestina, mãe solo, já são quase 20 anos de lutas sociais, iniciada na juventude, no movimento estudantil secundarista.

    Estive a frente de várias entidades estudantis, atuei juntos aos movimentos populares de juventude, moradia e saúde; atuei como educadora popular e junto à juventudes periféricas.

    Nos últimos 10 anos tenho desenvolvido uma luta contra a violência de gênero e em defesa dos direitos das mulheres e pelo socialismo, estando a frente do Movimento de Mulheres Olga Benário e integrando a direção e a construção da Unidade Popular pelo Socialismo – UP.

     

    SAIBA MAIS SOBRE INDIRA

    Instagram | Twitter

    CÁSSIA KIDOIALÊ (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Makota Cássia Kidoiale, liderança comunitária no kilombo urbano iniciada
    aos 15 anos no candomblé Manzo Ngunzo Kaiango, militante no MNU, e do Coletivo Mães Pela Diversidade. Coord.do Projeto Kizomba., foi Secretária executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualde Racial (COMPIR) em BH. Membro da Comissão Estadual de Sustentabilidade dos Povos e
    Comunidades Tradicionais / MG, Mestra e professora no Programa de Formação
    Transversal em Saberes Tradicionais da Universidade Federal de Minas Gerais. Constrói luta pelas ações afirmativas , contra o machismo, a intolerância religiosa e todas formas de discriminação.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CÁSSIA

    Instagram | Facebook

    CIDA FALABELLA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Membra da PartidA- MG

    Sou uma mulher de 60 anos, atriz, diretora, professora, ativista, feminista, mãe e avó. Em 2016, me tornei vereadora de BH pelas Muitas/PSOL, formando a Gabinetona, mandato coletivo, popular, feminista e antirracista. Colocamos a cultura, a educação, as mulheres, as crianças e as culturas tradicionais no centro do debate político, com transparência e participação popular como princípios inegociáveis. Criamos a Comissão de Mulheres da Câmara Municipal, da qual sou a 1ª presidenta e presidi também a Comissão de Educação e Cultura. No parlamento, somos alvo constante do ódio e fake news. Não é fácil ser mulher na política e, sobretudo por isso, não vou recuar.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CIDA

    Instagram |Facebook  
    Twitter | Site | Lista de ZAP | Youtube

     

    IZA LOURENÇA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou Iza Lourença, tenho 27 anos e quase uma década de dedicação às lutas sociais de Belo Horizonte. Nasci, cresci e moro na periferia e hoje sou bilheteira do metrô e mãe da Ana. Coordeno o cursinho popular Consciência Barreiro. Participo da construção de uma rede de solidariedade BH Fica em Casa, que atende comunidades, com especial foco em ajudar mulheres e mães neste momento de vulnerabilidade e crise social, econômica e sanitária.

    Minha trajetória me trouxe a esse desafio de ser pré-candidata a vereadora. Por isso, esse projeto não é individual. Venho para representar um movimento coletivo. Nossa luta é combustível para a transformação dessa sociedade desigual que nós, mulheres negras, carregamos nas costas. Quando tomamos coragem a casa grande treme!

     

    SAIBA MAIS SOBRE IZA

    Instagram |Facebook  
    Twitter | Site

    KENIA RIBEIRO (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Membra da PartidA- MG

    Meu corpo carrega um símbolo de lutas diversas: mulher, negra, lésbica, trabalhadora periférica e mãe. Com trajetória de rua a partir da adolescência com histórico de rejeição familiar por ser LGBTIQ, ex-moradora e coordenadora de ocupações, 33 anos de trabalho ambulante. Luto por manifestações na cidade em prol das causas sociais.

    Luto por uma causa dos trabalhadores e trabalhadoras ambulantes, que em sua maioria são os negros e negras de periferia, mães, LGBTIQs que há anos sofrem com repressões e são vistos como marginais por uma parte da sociedade que os negam.

     

    SAIBA MAIS SOBRE KENIA

    Instagram |Facebook

     

    LU EDUCADORA (PDT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou a Lu Educadora mulher, professora, feminista, socialista e sindicalista. Minhas principais bandeiras são a Educação, a mulher e os jovens! Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Ocupar espaços de liderança e transformação social!

     

    SAIBA MAIS SOBRE LU

    Instagram |Facebook  

    MARIA DA CONSOLAÇÃO ROCHA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Maria da Consolação Rocha, a Consola, a Maria é uma liderança com uma trajetória de luta conhecida e reconhecida na cidade de BH. Nascida na Vila dos Atrevidos (VDA), uma ocupação urbana no bairro Cachoeirinha, iniciou sua militância na Pastoral da Juventude. Foi empregada doméstica, sendo a primeira da família a ter um diploma de graduação. Na UFMG, cursou Pedagogia, fez mestrado em Educação. Foi professora, é doutora em Educação pela USP e especialista em políticas educacionais. Foi diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT)
    e uma das fundadoras da Marcha Mundial de Mulheres no Brasil. Maria da
    Consolação é uma das fundadoras do PSOL e, atualmente, está na presidência
    estadual do PSOL Minas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CONSOLAÇÃO

    Instagram | Facebook |Twitter

    MULHERES NEGRAS SIM (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A

    CO-VEREADORAS

    Membra da PartidA-MG

    Lauana e Tainá compartilham trajetórias semelhantes.

    Mães, ativistas e moradoras de periferias de BH, se reconheceram como mulheres negras na militância e hoje têm a luta antirracista como ponto de partida para sua atuação social. Suas pautas Nascem com suas próprias histórias, e torno da afirmação dos direitos das mulheres e da população negra, do acesso à cidade para todas as pessoas e da diversidade como um valor para a cultura e a educação.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MULHERES NEGRAS SIM

    Facebook | Instagram |Twitter | Youtube

     

    POLIANA SOUZA (UNIDADE POPULAR/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Poliana Souza, mãe, moradora da ocupação Eliana Silva em Belo Horizonte, feminista e educadora popular. Militante do MLB e da Unidade Popular, acredito na necessidade de lutarmos pelo direito à cidade, pelo direitos das mulheres, pela educação e pela saúde. Acredito num fazer político mais próximo, que esteja juntos dos meus, que ouça as pessoas e suas realidades, que entenda o mundo do nosso povo, por que sim: nossa cabeça pensa onde nossos pés pisam!

     

    SAIBA MAIS SOBRE POLIANA

    Facebook | Instagram | Twitter

    POLLY DO AMARAL (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Membra da PartidA-MG

     

    Coragem de sonhar, de ouvir, de despertar nas pessoas o desejo coletivo de tornar o mundo mais justo. Polly do Amaral tornou-se doula e ativista pelos direitos de mulheres e crianças após sofrer violência obstétrica há 13 anos. Coordena grupos de apoio a gestantes e mães, participou ativamente da aprovação da Lei da Doula em BH, integra a equipe da Gabinetona (mandata coletiva das Muitas/PSOL nas três esferas do legislativo), atua nos conselhos municipais de Saúde e Educação e nas diversas mobilizações que envolvem essas pautas. Formada em Ciência da Computação pela UFMG, é mãe de três filhas e acredita que no bom parto nasce cidadania, na infância digna ela se sustenta e no enfrentamento às desigualdades ela se concretiza.

     

    SAIBA MAIS SOBRE POLLY

    Instagram | Facebook | Twitter

    TikTok | Youtube | Site

    SÍLVIA TEIXEIRA (PDT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou Sílvia Teixeira, uma mulher construída pela educação e pelo trabalho. Uma mulher fincada nas referências feministas de sua história.

    Uma mulher que acolhe outras no caminho da emancipação e ampara suas crianças. Sou Psicóloga, bacharel em direito; mestre em ciência política e tenho 30 anos de carreira no serviço público como consultora de processo legislativo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE SÍLVIA

    Instagram

     

    ANA EVANGELISTA (PT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Por mais mulheres negras na política

    Negra, Mulher, Feminista, Professora, Advogada, Palestrante, Filha de João Pessoa e Raphaela, Mãe de Raquel Evangelista. Graduada em Direito e Filosofia, com especialização em Administração Publica e Docência do Ensino Superior. Fundadora da Indômitas Coletiva Feminista, Conselheira Deliberativa da (ABMCJ) Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. Filiada à AMBHOS e ABJD. Mediadora Judicial OABMG e TJMG. Militante do feminismo Negro e das causas sociais. Acredito na educação como forma de transformação social. Acredito em mulheres como protagonistas na política e na vida! Resistir é a palavra de ordem. Apaixonada pela vida e por viagens!!!

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANA

    Instagram | Facebook

     

    LUCIANA LANA (REDE/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou Luciana Lana , mãe , firmada em serviço social e advogada. Amos defender o direito das mulheres ... E dos menos favorecidos. O quadro de indiferença social me agride, como mulher e como mãe , gostaria de projetos que pudessem melhorar a vida dessas pessoas...​

     

    SAIBA MAIS SOBRE LUCIANA

    Instagram

     

    NATÁLIA GRANATO (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    A eleição é um momento de efervercência política, onde as pessoas estão mais abertas a discutir política, para mim o voto representa a concordância com um programa, se tratando de candidaturas ideológicas, como a minha. A nossa ideia, pois estamos construindo com várias mãos é levar no âmbito municipal a discussão sobre a revogação da lei de responsabilidade fiscal, a desmilitarização da guarda municipal, a defesa dos direitos dos servidores públicos municipais. Fundamentalmente o apoio a luta dos trabalhadores e fazer ecoar a mobilização pelo fim da violência racista e da guerra as drogas, a batalha por aborto legal, seguro e gratuito.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NATÁLIA

    Instagram | Facebook | Twitter

     

  • Betim, Contagem (MG)

    GABRIELA CLEMENTE (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    BETIM

    Membra da PartidA- MG

    Atualmente está na presidência do Psol no município. É artista-professora, mestre em Artes, bacharel e licenciada em História, Graduanda em Artes-Plásticas. Faz parte da movimentação feminista e antirracista PartidA. O Psol em Betim está dedicado a construir um plano de governo contemporâneo para o município.

     

    SAIBA MAIS SOBRE GABRIELA

    Facebook

    ROSA OLIVEIRA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    CONTAGEM

    Coloquei meu nome e minha trajetória para pré-candidatura à Prefeitura de Contagem.

    Formada em dança e artes cênicas pelo Cefart, atuo como professora nas periferias de Contagem.

    Ativista sociocultural e feminista, participo do Fórum de Mulheres Negras da região metropolitana, ativista do movimento Antirracista e militante do PSOL Contagem.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ROSA

    Instagram |Facebook

    ANA PAULA SILVA REDE/MG

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    BETIM

    Tem 46 anos, é natural de Belo Horizonte/MG, moradora de Betim desde 1974, 6ª de oito filhos de Elza e José Ramos (in memoriam), feminista, advogada, casada com Antonio, mãe de Gabriel, Marcus, Cristiane e Isabela.
    Teve seu primeiro emprego aos 14 anos, foi Servidora Pública Municipal de 1994 até o ano de 2014, quando graduou-se em Direito pela PUC Betim/MG, e decidiu dedicar-se exclusivamente à advocacia feminina. É fundadora da Indômitas Coletiva Feminista, embaixadora do Vai Ter Mulher Sim, luta por equidade e paridade de gênero nos espaços de poder.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANA PAULA

    Instagram |Facebook |Twitter | Linkedin

     

    LEILA BRASIL PSOL/MG

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    BETIM | Membra da PartidA- MG

    Sou Ativista,feminista, anti-racista e estudande de Gestão de Projetos Sociais. Atuo com foco em políticas de promoção da igualdade racial e de gênero.

    Luto no combate à violência contra mulheres..

     

    SAIBA MAIS SOBRE LEILA

    Instagram |Facebook

    MARIA LINA (PT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    BETIM | Membra da PartidA- MG

    Maria Lina de Gastro Germano Martucheli nasceu em Ipanema MG mudou se para Betim há 10 anos. Atualmente com 30 anos, tem uma longa trajetória de luta e trabalho por melhores condições de vida da população. Foi casada,tem uma filha de 11 anos, Maíra, trabalha como Motogrils e mora no bairro Teresópolis. Iniciou seus trabalhos políticos coordenando campanhas de outros candidatos a vereadores em 2007 na cidade de Esmeraldas, e em 2016 em Betim. No ano de 2019 foi convidada a se filiar no PT pela sua trajetória de militância no sine saúde e cit,atuou na luta pelas "30 horas já " dos profissionais da saúde. Aceitou ser pré-candidata porque acredita na construção política das mulheres na Câmara de vereadores, elas conhecem de perto os problemas da periferia, as necessidades das famílias. Todas por uma e uma por todas!

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARIA

    Instagram |Facebook

  • JUÍZ DE FORA, NOVA LIMA (MG)

    MARGARIDA SALOMÃO (PT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    JUIZ DE FORA

    Sou professora de Letras, tendo trabalhado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, sou deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores de Juiz de Fora. Nossa proposta é fazer Juiz de Fora retomar seu caminho para o desenvolvimento. Nesse sentido, investir em nossa gente, priorizar a economia criativa e realizar uma gestão participativa são as prioridades.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARGARIDA

    Instagram |Facebook

     

    DANDARA FELÍCIA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JUÍZ DE FORA

    Dandara é a primeira mulher travesti preta diretora eleita da base nacional da CUT, além de ser a primeira mestranda travesti preta da UFJF, funcionária pública do Hospital Universitário-UFJF.

    Enfrentou e venceu adversidades para estar aqui agora enfrentando mais essa luta, sempre acreditando que somos nós por nós.

     

     

    SAIBA MAIS SOBRE DANDARA

    Instagram |Facebook |Twitter

    LAIZ PERRUT (PT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JUIZ DE FORA

    Sou militante da Marcha mundial das mulheres! Atualmente sou primeira suplente do PT na câmara municipal de Juiz de Fora. Nas eleições de 2016 fui a jovem mais votada da cidade e a 4ª mulher mais votada. Me dedico às pautas das mulheres, Juventudes, cultura e combate às opressões! Estamos construindo uma campanha coletiva, em que um grande grupo decide nossas coordenadas e nosso programa!.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LAIZ

    Instagram |Facebook

     

    LEILANE GERMANO (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JUÍZ DE FORA

    26 anos, ativista dos movimentos feministas, jornalista e fundadora do projeto Papo de Minas em que debato o combate à violência contra mulher. Filha de mãe solo e costureira, neta de doméstica e nascida e criada na Zona Norte de Juiz de Fora (MG), em um bairro periférico. Desde criança vejo como a periferia não têm voz e espaço para atuar efetivamente no setor político local. Minha história de lutas foi construída nas ruas e atuo há mais de 2 anos nos movimentos sociais, coletivos e ações feministas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LEILANE

    Instagram |Facebook |Twitter

    TALLIA SOBRAL (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JUÍZ DE FORA

    Sou mulher LGBT, professora, capoeirista e musicista. Hoje, construo e atuo nos coletivos “De Dandara às Marias”, onde lutarmos pelo espaço da mulher na capoeira, contra o machismo e suas expressões nessa cultura de resistência, e “Salto”, no qual compartilho a busca pela valorização e a organização de artistas locais. Além disso, integro o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e a Resistência Feminista, por onde fui candidata à deputada estadual em 2018.

     

    SAIBA MAIS SOBRE TALLIA

    Instagram |Facebook |Twitter

    PROFESSORA CRISTIANA (REDE/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    JUIZ DE FORA

    Sou a Cristiana, mulher negra, egressa da zona rural, a caçula de uma família de 15 filhos, de pais analfabetos, senhor Jaci (em memória) e dona Maria Aparecida são os responsáveis pela formação da minha família e por quem eu sou. Aliás, minha militância política e sindical tem no meu pai como mestre e minha determinação em tudo o que faço, meu jeito destemido e naturalmente subversiva e aguerrida são heranças da minha mãe. Além disso, sou professora efetiva na rede municipal de ensino de Juiz de Fora e advogada atuante. Sou um ser político, militante da causa trabalhista e envolvida em tudo aquilo que é em defesa dos mais vulneráveis seja a mulher, o morador de rua, os desamparados pelo poder público, o negro, porque nós ainda lutamos para sermos respeitados nesse país, os explorados no emprego, entre outros, mas, principalmente, na defesa da educação pública de qualidade, pois acredito ser ela a ferramenta mais eficaz para a construção de uma sociedade mais justa, menos desigual, desenvolvida, ambientalmente sustentável e inclusiva para todos e todas, sem exceção. A educação será a única capaz de nos libertar definitivamente dos resquícios da escravidão, da discriminação, dos preconceitos, da corrupção, dos machismos, da ignorância, da falta de empatia, ética e caráter, da arrogância e toda forma de exploração que nos mata dia após dia. Assim, essa sou eu, um pouquinho de mim que apesar do jeito sério amo uma boa conversa, cultivo boas amizades e estou sempre disposta a compartilhar conhecimento, ideias, aprender cada vez mais, a ajudar e tenho aversão a holofotes e injustiças.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CRISTIANA

    Instagram |Facebook

     

    EDUARDA COUTO PESSOA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    NOVA LIMA

    Eduarda Couto Pessoa Othero, ou simplesmente Duda, como gosta de ser chamada, é advogada militante na área de direitos humanos e membro do Conselho Penitenciário de Minas Gerais desde 2016. É graduada em direito pela UFMG e tem pós-graduação em Ciências Penais pela Milton Campos. Nascida e criada em Nova Lima, estudou no Doce Mel, no Emília de Lima e no Liceu, passou por escolas de dança no município desde os 7 anos e é uma das fundadoras do grupo Filhas de Pagu, rede de mulheres que discute o feminismo e sua relação com o mundo. Entende a importância da construção diversa e conjunta e por isso integra o Coletivo Liberta.

     

    SAIBA MAIS SOBRE EDUARDA

    Instagram

     

    ROBERTA ZANON (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    NOVA LIMA

    Meu nome é Roberta Zanon sou pré-candidata à prefeita de Nova Lima pelo PSOL, tenho 37 anos, sou professora da rede estadual, graduada pela UFMG, feminista, mãe de uma criança de 3 anos, atuei no conselho municipal de educação, atuo no SINDUTE MG, sou ativista pelos direitos das mulheres e das crianças, e naturalmente pelo ensino público, inclusivo e de qualidade.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ROBERTA

    Facebook

     

    HELOISA MADUREIRA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    NOVA LIMA

    Sou mulher lésbica. Trabalho pela ampliação da presença feminina e de LGBTs nos poderes institucionais como forma de existência da democracia verdadeira. Junto às demais lutas de populações com menos direitos como as pretas e pretos, indígenas, pessoas com deficiência.

    Faço parte da candidatura Coletivo Liberta, uma movimentação pela democracia radical, participativa e descentralizada.

     

    SAIBA MAIS SOBRE HELOISA

    Instagram

     

    NÍDIA SABINO (PT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    NOVA LIMA

    Sou Nídia Sabino, mulher negra, militante de combate ao racismo, feminista, mãe, professora da rede pública de ensino há 20 anos. Pedagoga, Mestre em Educação. Nasci e moro em Nova Lima. Estou pré-candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores, pois acredito que as mulheres precisam ocupar as estruturas de poder para assim transformar a maneira de fazer política, que há décadas está voltada para a autopromoção, onde os políticos em sua grande maioria, homens e brancos, protegem seus patrimônios, pagam poucos impostos, lucram com a especulação imobiliária, monopolizam as concessões de serviços públicos e se perpetuam no poder com base em assistencialismo. É preciso quebrar o patriarcado, eliminar toda forma de preconceito e fazer justiça social de fato.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NÍDIA

    Instagram |Facebook

     

    DUDA OTHERO (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    NOVA LIMA

    Sou militante na área de direitos humanos, advogada, idealizadora do grupo de estudos feministas Filhas de Pagu e integro o Coletivo Liberta. Atuei no Conselho Penitenciário do Estado de Minas Gerais e na Comissão de Assuntos Carcerários da OAB-MG. Quero que a dignidade de vida seja uma realidade pra todas e todos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE DUDA

    Instagram |Facebook

     

  • Oliveira, Ouro Preto (MG)

    ALEXANDRA GATO (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    OLIVEIRA

    Mãe, empreendedora, professora, analista de projetos socioculturais. Graduada em Ciências Econômicas e especialista em Gestão Pública, trabalha na área social desde 1987. Em sua trajetória profissional, sempre direcionada às causas sociais e aos direitos humanos, destaque para o Programa ‘BolsaFamília’, SESI-MG e Governo de Minas, além de atuar recentemente como Conselheira Tutelar em sua terra natal.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ALEXANDRA

    Instagram | Facebook

     

     

    IRACI DE OLIVEIRA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    OURO PRETO

    Funcionária do IFMG, mestranda em administração, participou de diversas comissões de trabalho na instituição, participou do grupo Avante Mulheres, intermediou a viabilização do desenvolvimento do Projeto Casa do Crer Ser e hoje atende diversas crianças. É uma mulher guerreira, com várias experiências acumuladas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE IRACI

    Facebook

  • SETE LAGOAS, UBERLÂNDIA (MG)

    CAROLINA LEÃO e NANA ANDRADE (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    SETE LAGOAS

    Nossa candidatura coletiva tem como propósito levar à Câmara Municipal, políticas públicas feministas que atendam a todas as mulheres. Nossa cidade conta com 17 cadeiras no legislativo e apenas 2 mulheres foram eleitas no último pleito e elas não se identificam como feministas.

    Uma pauta muito importante para nós é a violência de gênero que afeta principalmente as mulheres negras e periféricas.

    Acreditamos que é necessária uma perspectiva feminista para que efetivamente tenhamos políticas públicas que atendam as mulheres, sejam elas cis ou trans.

    Nós, Carolina Leão e Nana Andrade, Queremos fazer a diferença na vida das mulheres do município, construir uma Sete Lagoas Feminista para todes. Somos inspiradas no modelo das Muitas optamos por uma candidatura coletiva, uma inovação na política do município.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CAROLINA E NANA

    Instagram Carolina |Facebook Carolina

    Instagram Nana |Facebook Nana

     

     

    JORGETÂNIA FERREIRA (PSOL/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    UBERLÂNDIA

    Sou mulher, mãe, professora de História, tenho 46 anos e uma vida coletiva intensa. Sou militante por direitos desde a adolescência. Feminista, imersa nas lutas populares.

    Nossa pré-candidatura para vereadora é expressão de anseios coletivos, de afirmação de que as pautas das minorias, que na
    verdade são maiorias, são essenciais.

    Uma pré-candidatura criada na construção coletiva, horizontal e democrática deve expressar a crença inabalável de que apesar de tudo que está aí, que é desigual, opressor e violento, juntos podemos construir outra forma.

     

    SAIBA MAIS SOBRE JORGETÂNIA

    Instagram |Facebook | Twitter | Youtube

    AMANDA GONDIM (PDT/MG)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    UBERLÂNDIA

    Sou advogada em Direitos de mulheres, fundei o projeto Todas por Ela que atua na assessoria jurídica voluntária a mulheres e crianças em situação de violência doméstica e de gênero que funciona na UFU, participei da fundação do Projeto Somos que atua na assessoria jurídica voluntária a LGBTQIA+, ativista pelos direitos humanos, participo de coletivos e movimentos de mulheres lésbicas e com deficiência, sou consultora jurídica da Ação da mulher trabalhista de Minas Gerais e vice presidente da AMT-Uberlândia. Me graduei na UFU onde fundei a Associação Atlética Acadêmica do Direito UFU, participei do conselho de direitos das mulheres e na rede de enfrentamento à violência contra a mulher na cidade, faço palestras, aulas e participo de campanhas sobre o tema, faço consultorias sobre gênero, diversidade e inclusão, levo para a comunidade informação sobre os direitos das mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Já auxiliei na estruturação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Porangatu-GO a convite do CNJ local, luto ativamente pela equidade de gênero, respeito à diversidade e combato ativamente o capacitismo e racismo, considero que sem estes enfrentamentos não alcançaremos possibilidade de transformações estruturais. Enxergo na política um instrumento para transformação social, feito por pessoas comuns e construído cotidianamente nos espaços.

     

    SAIBA MAIS SOBRE AMANDA

    Instagram |Facebook | Twitter

  • Belém (PA)

    GIZELLE SOARES DE FREITAS (PSOL/PA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Bancada Mulheres Amazônidas

    Sou Assistente Social e Mestra em Serviço Social, militante feminista anticapitalista, milito desde 2002 quando entrei na UFPA. Filiada ao PSOL.

     

    SAIBA MAIS SOBRE GIZELLE

     Facebook | Instagram

    TATI PARÁ (PSOL/PA)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Agrônoma, MÃE, professora e pilota de drone. Atua na gestão educacional, educação tecnológica e inclusiva. Tenho um grupo chamamos Meninas a Geo e relaciono a tecnologias com as ciências agrárias.

     

    SAIBA MAIS SOBRE TATI

     Instagram

     

     

  • Curitiba (PR)

    ROBERTA CIBIN (PDT/PR)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Eu sou a Roberta Cibin, pré-candidata à Câmara Municipal de Curitiba. Sou curitibana, feminista, vegetariana, coordenadora do Girls Rock Camp Curitiba, produtora cultural, mãe da Lina e ativista social em todos os momentos que respiro.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ROBERTA

      Instagram

    MADE SANTOS (PDT/PR)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou arte educadora, diretora teatral, estudante de investigação forense e perícia criminal. Mãe e defensora dos direitos das mulheres, principalmente das pretas e menos favorecidas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MADE

      Instagram | Facebook

    MARIA DA COMUNIDADE (PSOL/PR)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Mãe, 42 anos tenho cinco filhos, moro em Curituba há 28 anos. Sou autônoma anti-racista, feminista plp, voluntária da Ong mãos invisíveis e voluntária no comunidade escola. Vendo que nosso bairro precisa de mudanças na saúde segurança educação e acesso central resolvi então me lançar a pré candidata para mudanças.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MADE

     Facebook

    ANA MIRA (PSOL/PR)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou professora e jornalista. É a terceira vez que me candidato. Minhas principais lutas são por políticas públicas para mulheres e democratização da comunicação.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANA

    Facebook

    ISIS PASSOS (PSOL/PR)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    "Quando eu era criança eu não sabia o que era um Leiturista, que é a pessoa incógnita que lê o medidor de energia(ou dá água ou do gás) da sua casa, invisível na sociedade, que nunca ninguém vê. Mas hoje eu venho aqui pra provar que ele existe. No início fui "andarilhar" pela região metropolitana de Curitiba, onde levei minha primeira mordida canina. Eu estava grávida de 5 meses da Bibiana. Os veteranos da agência (98% homens) riam adoidado. Eu só pensava: esses caras não me conhecem... Trabalhei grávida - em campo - até o sexto mês gestacional. Minha filha nasceu (inteira) e eu voltei pra leitura e, meses depois, engravidei da Antonella. Tudo igual, até o sexto mês em campo. Nessa longa caminhada de 5 anos, entre calos e mordidas, eu vi a vida real, vi de pertinho a miséria e suas consequências. Vi criança passando fome na comunidade em véspera de Natal, presenciei briga de casal envolvendo faca. Aprendi a ser gente com gente que se solidariza com o próximo que, mesmo não tendo quase nada, oferece o pouco que tem, como um cantinho na sombra ou um copo d'água, o que para mim era tudo! Trocando em miúdos, os piadistas acabaram engolindo as risadinhas marotas e eu, nesse percurso, evoluí como ser humano. Estou dizendo tudo isso porque no dia 20/07 foi dia do Leiturista eu me orgulho imensamente de ter sido uma, não só pela atividade em si mas pela onda de humanidade que veio com ela. E justamente nesse dia - vejam só que coincidência - um conhecido fez piada sobre a minha intenção de ser vereadora... E o que posso concluir disso: esse cara não me conhece..." Meu nome é Isis Passos, artista integrante do grupo Família Passos Talquey, feminista e militante das causas sociais, ex Leiturista, funcionária da COPEL há 8 anos, atualmente técnica administrativa, atuando em Ouvidoria.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ISIS

    Instagram | Facebook

    PATRÍCIA TEIXEIRA (PDT/PR)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou, mãe, avó, Doula, ativista da humanização do Nascimento, estou na luta em busca dos direitos de igualdade da mulher e na luta contra violência obstétrica.

    Sou presidente da associação de Doulas de Curitiba, onde temos lutado para garantir a entrada de Doulas nas maternidades já temos 8 cidades com lei no Paraná , e desde que assumi esse cargo me envolvi cada vez mais no meio político e quero ser voz das mulheres dentro da câmara de vereadores.

     

    SAIBA MAIS SOBRE PATRÍCIA

    Instagram | Facebook

    ELIS MANTAGUTE (PV/PR)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Servidora pública da educação há 21 anos, casada, mãe de 2 filhos, defensora da educação, da infância e da adolescência. Quero lutar e divulgar os direitos da infância e adolescência e melhorar as condições de oferta da educação no meu município

     

    SAIBA MAIS SOBRE ELIS

    Instagram | Facebook

  • Apacurana, Colombo, Foz do Iguaçu, Toledo (PR)

    JACKELINE ARISTIDES E KENNYA BONFIM

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    (PSOL-PR)

    APACURANA

    Enfermeira de Saúde Mental, Feminista, Antiproibicionista, Ecossocialista e Vegetariana. Presidenta do PSOL Apucarana. Compõe o Mandato Coletivo à Vereanca junto com Kennya Bonfim, Estudante de Direito, Militante dos Direitos Humanos.

    Queremos uma Política Plural, um Mandato Realmente Democrático, permeado pelos Movimentos Sociais e Populares. Com audiências públicas e Gabinete Itinerante, sem espaço para personalismo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE JACKELINE E KENNYA

    Site 

    PROFESSORA VALERIA

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    (PDT-PR)

    COLOMBO

    Sou Mulher, mãe de quatro filhos, chefe de família, professora, uma mulher vítima de violência doméstica e relacionamento abusivo, que se libertou depois de 17 anos de casada, venho reescrevendo a nova história da minha vida diariamente e lutando para que outras mulheres não passem pelo que passei.

    Luto de forma solitária sem assessoramento ou recursos financeiros, é minha primeira vez. Tenho contato com a ajuda de amigas e conhecidas para a divulgação. Meu foco é a Educação a mulher e os jovens.

     

    SAIBA MAIS SOBRE VALERIA

    Facebook

    CATIA RONSANI

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    (PSOL-PR)

    FOZ DO IGUAÇU

    Eu sou Cátia Ronsani Castro, tenho 37 anos, moradora de Foz do Iguaçu há 25 anos. Filha de mãe solo, fui criada pelos meus avós, seu Atílio (já falecido) e Dona Celestina. Assim como a maioria das jovens da classe trabalhadora, comecei a trabalhar com 14 anos como diarista e babá no próprio bairro. Fui a primeira da família a chegar na universidade, e a possibilidade de fazer Pedagogia, um curso superior público de qualidade, me permitiu compreender a importância que a educação tem para a vida das crianças e dos jovens das classes populares. Sou pedagoga e professora da rede estadual de educação desde 2011, e dirigente sindical (licenciada).

    Nesses tempos que se somam crises (econômica, política e de saúde) é preciso defender a vida acima do lucro, renda mínima permanente, educação pública de qualidade, a vida das mulheres, a ciência, as liberdades democráticas .

     

    SAIBA MAIS SOBRE CATIA

    Facebook

    JAQUELINE MACHADO

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    (PT-PR)

    TOLEDO

    Meu nome é Jaqueline Machado e eu sou pré-candidata a vereadora em Toledo-PR. Sou Assistente Social, servidora pública municipal há mais de 10 anos, militante do movimento feminista e construo o Partido dos Trabalhadores na minha cidade. Já fui Secretária de Políticas para Mulheres em 2014 – 2016, respondi também pela Secretaria Municipal de Juventude, período em que representei o Paraná no Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude. Integrei diversos Conselhos de Direitos, como o de Saúde, Assistência Social, Cultura, Direitos das Mulheres, dentre outros. Em 2018, estive na coordenação do “Ele Não” que ocupou as ruas do Brasil e de Toledo contra a eleição do projeto baseado no ódio e na mentira encabeçado por Bolsonaro. E quero disputar as eleições municipais em 2020 porque tenho propostas e ideias que podem colaborar para a construção de uma cidade mais acessível e democrática para todas e todos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE JAQUELINE

    Facebook

  • RECIFE (PE)

    Nós temos uma equipe de alto nível!

    ANA FREIRE (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Filha de pequenos agricultores rurais semianalfabetos, neta de indígenas. Graduada em Direito como bolsista pelo PROUNI, Ex policial civil, Mestra em Direitos Humanos, servidora pública concursada (Analista Judiciário do Tribunal de Justiça)... Durante a graduação, estagiou, mediante concurso, no Ministério Público e na Defensoria Pública Federal.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANA FREIRE
    Instagram |Facebook

    BRUNA ALBUQUERQUE (PDT/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sempre fui apaixonada pela natureza e o incômodo com o lixo me fez pensar desde cedo sobre como temos o poder de mudar nosso cenário. Sou advogada por formação, me especializei em Direito do Meio Ambiente e atualmente faço Mestrado em Gestão Ambiental. Minha atuação é de mobilização nas redes sociais, participação em audiências públicas e eventualmente organizando atos em protesto pelas causas ambientais. Acredito no poder do coletivo e que a gente pode mudar o mundo se
    estivermos conectados! :)

     

    SAIBA MAIS SOBRE BRUNA
    Instagram |Site

    CIDA PEDROSA (PCdoB/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Nascida em 1963 na cidade de Bodocó, Cida Pedrosa é poeta, recitadora, produtora cultural, advogada, defensora dos direitos humanos e do meio ambiente e é pré-candidata a vereadora do Recife pelo PCdoB. Com larga experiência na gestão pública, exerceu a função de Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade (2013/16) e Secretária da Mulher (2017/2020) da Prefeitura do Recife. Cida também atuou como advogada na FETAPE - Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco e no CENDHEC - Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ações Sociais.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CIDA
    Instagram |Facebook | Youtube |ZapdeCida

    Vakinha Vamos Esperançar | TikTok

    DANI PORTELA (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Membra da PartidA-Recife

    Mulher Negra e Mãe de Alice, Feminista e Advogada Popular, Historiadora e Professora.

    Em 2018, junto ao meu pequeno e aguerrido PSOL, com pouco dinheiro e muita disposição, fui a mulher mais votada para governadora do estado em toda a história de Pernambuco.

    Naquela campanha, fiquei conhecida como a “Mulher da Flor” e tenho muito orgulho desse codinome porque toda flor carrega uma semente e eu espero poder espalhar muitas sementes de liberdade e esperança.

     

    SAIBA MAIS SOBRE DANI
    Instagram |Facebook

    ECOLETIVA (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATAS A

    CO-VEREADORAS

    Sou Laís Araújo estudante de Ciências Biológicas na UPE. Tenho 23 anos . Sou Feminista, ativista ambiental e política. Fundadora do Movimento Ambiental Xô plástico, junto com minha irmã Laísa Araújo que é pré-candidata a covereadora comigo. Minha ideologia é floresta em pé, ar puro, comida sem veneno, praias, rios e manguezais limpos. Lixo zero e mulheres onde elas quiserem.

     

    SAIBA MAIS SOBRE A ECOCOLETIVA
    Instagram |Facebook

    LU MATOS

    (PCdoB/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A

    VEREADORA

    A ideia da candidatura é ocupar os espaços políticos, pois estamos num cenário de tragédias, descaso, preconceitos, injustiças e do racismo estrutural enraizado. Uma chaga que o nosso pais carrega até os dias de hoje, pouco se avançou em políticas públicas para uma ampla conscientização antirracista.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LU
    Instagram |Facebook

    PRETAS JUNTAS NA POLÍTICA

    (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATAS A

    CO-VEREADORAS

    Somos um grupo de pessoas de maioria negra e periférica, pertencentes a diversos movimentos sociais que estão ousando construir um novo poder para as eleições municipais do Recife em 2020.

    Pretas Juntas na Política é uma pré-candidatura coletiva representada por três mulheres negras, mães e ativistas, Débora Aguiar, Elaine da Silva e Larissa Montanhas.

    Apenas uma das pretas estará na urna, mas todas as proposições, decisões e ações serão feitas coletivamente entre as pré candidatas e os movimentos sociais que constroem esse projeto. Criando outros jeitos de produzir política para mudar a cidade.

     

    SAIBA MAIS SOBRE PRETAS JUNTAS
    Instagram |Facebook

    COLETIVO RECIFE PELA IGUALDADE

    (PT/PE)

    PRÉ-CANDIDATAS A

    CO-VEREADORAS

    É com imensa satisfação que tornamos pública a nossa pré-candidatura ao cargo de vereadoras da cidade do Recife nas eleições vindouras. A chapa "Recife Pela Igualdade" é formada por três mulheres negras, de origem humilde e importantes atuações sociais. ㅤ Carmem Dolores é doutora em educação, professora da rede municipal de ensino do Recife e militante em defesa da luta antirracista na capital pernambucana. ㅤ Georgia Paula é ativista da cultura afro-brasileira e animadora cultural na periferia recifense, realizando trabalhos com jovens e adolescentes de baixa renda. ㅤ Maria Betânia é militante do movimento social, agente comunitária de saúde, defensora do SUS e da saúde da população negra na cidade. ㅤ Nossa candidatura coletiva representa a forma engajada de fazer política. Queremos um novo Recife, com qualidade de vida e com equidade para todos e todas recifenses. ㅤ Participe de nossa pré-campanha!

     

    SAIBA MAIS SOBRE O COLETIVO
    Instagram |Facebook

  • CARUARU, GOIANA (PE)

    KÁTIA CUNHA (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    GOIANA

    Professora da rede estadual de ensino, formada em educação física pela UPE, é militante feminista, participante ativa da luta sindical. Nascida em Goiana, conhece de vivência a vocação da cidade, tanto quanto a sua profunda desigualdade social. Leva na bagagem a experiência das negociações sindicais, da gestão parlamentar na Assembleia Legislativa e Pernambuco e do trabalho coletivo que gerou a primeira mandata compartilhada da história do Estado para defender políticas públicas que ampliem o acesso da população mais vulnerável aos serviços de educação, saúde e emprego, a partir de uma gestão antissistêmica e em diálogo com a sociedade.

     

    SAIBA MAIS SOBRE KATIA CUNHA
    Instagram |
    Facebook

     

    MICHELLE SANTOS (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CARUARU

    Membra da Partida- PE

    Sou Michelle Santos, Mãe de Vinícius, feminista, caruaruese, advogada popular, e defensora dos Direitos Humanos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MICHELLE
    Instagram |Facebook

    PROfª LI (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    GOIANA

    Maria José Soares da Costa, a Profa. LI, é mulher nordestina, professora das redes municipal e estadual do estado de Pernambuco. Ativista guerreira, guerreira, empenhada nas lutas e buscas de políticas públicas de direito para as mulheres, a educação e a juventude.

     

    SAIBA MAIS SOBRE PROFª LI
    Instagram |Facebook

     

  • IGARASSU, OURICURI (PE)

    BANCADA COLETIVA IGARAÇUARA (PSOL-PE)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    IGARASSU

    A Bancada Coletiva Igaraçuara é uma pré-candidatura coletiva do PSOL que chega para disputar a política institucional e ocupar a Câmara das Vereadoras e Vereadores de Igarassu com corpos diversos, representando pautas e lutas necessárias para a cidade e as pessoas que vivem nela.

    Nós, Lex Cavalcanti, Dricka Andrade e Otho Paiva, acreditamos que a política precisa ser feita de forma transparente e radicalmente democrática. Somos uma chapa feminista, antirracista, antiLGBTfóbica, que pauta a participação popular em todas as instâncias e luta pelo resgate histórico da cidade de Igarassu, defendendo também a solidariedade intermunicipal e a luta da classe trabalhadora.

     

    SAIBA MAIS SOBRE BANCADA

    Instagram |Facebook |Twitter

    AGORA SÃO ELAS (PSOL-PE)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    OURICURI

    Nossa candidatura é a primeira nesse formato aqui no Sertão do Araripe de Pernambuco e traz a esperança de que é possível fazer política de outra forma, trazemos a agroecologia e o direito das mulheres como nossas principais bandeiras de luta e as bandeiras da militância de cada uma como uma soma nessa construção.

    Somos Jane Lopes , Adevania Coelho e Rosy Silva e esse projeto de ocupação política vem sendo elaborado desde ano passado por um grupo bem maior, que constrói o movimento de mulheres aqui no território. Chegamos a esses 3 nomes por considerar a diversidade.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ELAS

    Instagram | Facebook

    SOPHIA DAIANE ALENCAR (PSOL-PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    OURICURI

    Tenho 21 anos, sou estudante e militante de direitos humanos. Filha de seu Raimundo, caminhoneiro, e de dona Gildete, empregada doméstica, ambos semianalfabetos. Botei o pé na política há dois anos, na militância organizada, quando pude sacar toda a estrutura em que estamos inseridas/os; quando saquei, principalmente, a responsabilidade que cada uma/um de nós temos na transformação dessa realidade. Hoje estou pré candidata a verea na minha cidade, com todo amor e gás, doida pra ocupar a política junta do povo e com as nossas lutas. Pelo poder popular!

     

    SAIBA MAIS SOBRE SOPHIA

    Instagram | Facebook

  • Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes (PE)

    EUGENIA LIMA (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    OLINDA

    Membra da PartidA

    Dona de um sorriso largo e pulso firme, Eugênia Lima ganhou de vez o carisma do olindense quando resolveu lutar por uma cidade melhor para se viver. Sem medo e com muito amor no coração, ela embarcou em 2016 numa jornada eleitoral para vereança em Olinda, e desde então, não parou mais. Em 2018 saiu candidata ao senado na chapa majoritaŕia feminista do PSOL Pernambuco, e, este ano de 2020, ela se prepara para mais um desafio: representar Olinda na Câmara de Vereadores. Eugênia é sinônimo de juventude, participação social e compromisso. As 36 anos, mãe de duas meninas, ela tem experiência política e acadêmica. É presidente do PSOL Olinda, bacharel em Direito pela UNICAP, especialista em Gestão Pública (UFPE - 2010) e mestra em Desenvolvimento Urbano (UFPE - 2015). Atuou como assessora parlamentar da mandata coletiva das codeputadas Juntas (PSOL) 2018-2020. Em 2005, foi a primeira mulher eleita presidente do Diretório Acadêmico do curso de Direito da UNICAP; criou grupo percussivo As Conxitas, e foi coordenadora de Políticas Públicas de Juventude de Olinda (2004 - 2008).

     

    SAIBA MAIS SOBRE EUGÊNIA

    Instagram |Facebook |Twitter

     

    ANJINHA MARANHÃO (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    OLINDA

    Anjinha é educadora Social na comunidade de Peixinhos em Olinda há 29 anos. Militante dos direitos humanos e feminista vem atuando na luta pela garantia de direitos e de dignidade nas comunidades periféricas de Olinda. Sua candidatura vem defender o feminismo negro, a luta pela vida e pela emancipação do povo pobre.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANJINHA

    Instagram

     

     

    PALLOMMA MELO (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    OLINDA

    Sou Pallomma Melo, mulher negra, antirracista, feminista, historiadora, professora, educadora social. Nasci em Recife em 12 de março de 1987. Sou moradora do Bairro de Rio Doce em Olinda.

     

    SAIBA MAIS SOBRE PALLOMMA

    Facebook | Instagram

     

     

    FLÁVIA HELLEN (PT/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    PAULISTA

    Jovem, negra, lgbt, moradora de periferia, militante da Marcha mundial de mulheres.

     

    SAIBA MAIS SOBRE FLÁVIA

    Facebook

     

     

    JEANE FLORESCER (PT/PE)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    PAULISTA

    Sou mãe, casada, Assistente Social e Produtora Cultural. Integrei o movimento estudantil, sou ativista do movimento negro, com atuação nas bases feministas. Fundei o Projeto Sociocultural Florescer. Fui Coordenadora de Saúde da População Negra e LGBTQIA+ na minha cidade, e recentemente ganhei o título de cidadã de Paulista, concedido pela Câmara Municipal. Por uma cidade plural e uma política humanizada. Vamos Florescer Paulista!.

     

    SAIBA MAIS SOBRE JEANE

    Facebook

     

     

    REVOLUÇÃO PRETA (PSOL/PE)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    JABOATÃO DOS GUARARAPES

    Somos Maria Janielly, Educadora social, estudante de jornalismo-unicap, fundadora da coletiva Espaço cultural da Marias e Perifericas, na Coletiva Revolução Preta, junto com a companheira Leticia Carvalho, estudante de licenciatura em artes visuais-ufpe, fundadora da coletiva Faça Amor, Não faça chapinha e integrante da Rede de Mulheres NEGRAS PERNAMBUCO.

     

    SAIBA MAIS SOBRE a REVOLUÇÃO PRETA

    Instagram | facebook

     

     

  • Rio de Janeiro (RJ)

    RENATA SOUZA (PSOL/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    Membra da PartidA RJ

    Renata Souza é Jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Cria da Favela da Maré, Zona Norte do Rio, defende o feminismo negro e interseccional. Há 20 anos participa de movimentos de Direitos Humanos e Educação Popular, integrou por 10 anos o mandato de Marcelo Freixo e atuou como chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco, vítima de feminicídio político no Rio. Em 2018, Renata Souza foi eleita deputada estadual, como a mais votada da esquerda em todo o estado, com 63.937 pessoas referendando sua luta. Atualmente, preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj.

    Em seu mandato, a deputada aposta na transformação da sociedade através da luta coletiva das mulheres, negras, faveladas e feministas para superar as desigualdades sociais e vencer o ódio, o medo e a barbárie instalados como política de Estado.

    Renata está na luta por um Rio de Gente, de bem viver.

     

    SAIBA MAIS SOBRE RENATA
    Instagram | Facebook | Twitter | Site

     

    ANDREA BAK (PSOL/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Andréa Bak é poeta, escritora, rapper, ativista, estudante de Química e atriz em formação. Acredita na transformação das pessoas através do conhecimento e enxerga sua arte como meio de mudança e forte influência na vida dos ouvintes. Iniciou sua militância estudantil em 2016 quando adentrou na rede estadual FAETEC, construindo ao longo da jornada estudantil ao longo dos 4 anos coletivos negros, de mulheres e grêmios estudantis. Começou o percurso literário nos Slam’s e a partir daí começou a integrar o Slam das Minas RJ, se apresentando até hoje. Em 2018, recitou para Malala Yousafzai na instituição onde fazia parte, REDE NAMI além de ter lançado clipes musicais sendo Dororidade e Manicômio Cypher. Nesse mesmo ano iniciou no IFRJ Iniciação Científica e após a finalização seguiu com o Projeto de Extensão “Poéticas Urbanas” que estará em ação até 2020. em 2019 lançou a antologia de poemas Favela em Mim e promete que em 2020 terá um livro seu.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANDREA
    Instagram | Facebook |folder

     

    BABI CARDOSO (PCdoB/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

     

    Babi Cardoso - 28 anos, Mãe e estudante de geografia /UFRJ começou sua militância no movimento estudantil em 2013 na extinta Universidade Gama Filho. Ex-diretora da Une participou de diversas conquistas para os estudantes do nosso estado. A partir da sua militância foi compreendendo as questões sociais e raciais que envolvem o nosso povo Atualmente concilia a maternidade com os estudos e a partir daí consegue compreender as dificuldades de ser mãe, negra e estudante um um cidade cada vez mais desigual.

     

    SAIBA MAIS SOBRE BABI
    Instagram | Facebook

     

    CAMPANHA DELAS (PCdoB/RJ)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

     

    Eu sou Bárbara Melo, criada em Senador Camará e estudante de Gestão Pública da UFRJ. Nunca me conformei com a desigualdade no nosso território, por isso, sempre me organizei politicamente pra mudar as coisas. Minha missão é mostrar que é possível! Quem mora onde eu moro, quem foi criada com bala comendo como canção de ninar precisa estar na política, ela não faz sentido sem nós.

    Eu sou Mayra Andrade, moradora de Jacarepaguá, operadora de telemarketing e estudante de Biologia da UNIRIO. Quando fui convidada para participar desse projeto, passei uma semana pensando no assunto: seria muito representativo haver nesse grupo de mulheres uma mulher jovem trabalhadora, feminista, sapatão, que já constrói trabalhos de base em seu meio. Foi aí que parei e pensei: "gente, essa pessoa sou eu".

    Eu sou Natália Trindade, moradora do Centro do Rio, formada em Direito pela UFRJ, cientista social pela UERJ e atual diretora da União Brasileira de Mulheres. Sou estudante de pós-graduação e advogada, quem se identificar comigo provavelmente tem vontade de conhecer o mundo, mas que enfrenta dificuldade como acesso à educação de qualidade e equipamentos culturais, especialmente as mulheres, que não tem creche/espaço de recreação nas escolas e universidades para os filhos e são responsáveis por dupla-tripla jornada.

    Eu sou Madu Paim, moradora do Andaraí, estudante de Direito da UFRJ e membra do Coletivo Feminista Elza Monnerat. Nasci e cresci na zona norte do RJ, passei minha infância e parte da adolescência em Tomaz Coelho, perdi mãe e meu pai nos abandonou, deixando eu e minha irmãzinha com 4 anos. Ocorreram diversas coisas ao longo da minha vida que me fizeram desde sempre procurar meios para me sentir segura, formas de como questionar e saber quem poderia me ajudar e como eu mesma poderia tentar mudar minha realidade e a de pessoas com a minha.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CAMPANHA DELAS
    Instagram | Facebook |folder

     

    COMUNIDADE COLETIVAS (REDE/RJ)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    Pré-Candidatura Coletiva de 7 mulheres feministas construída de forma colaborativa e voluntária. Somos a Comunidade COLETIVAS pela participação das mulheres na política, movimento iniciado em 2017.

    Alana Valente, Carine Lacerda, Cecília Pestana, Erian Ozorio, Maria Vitoria Palhares, Renata Di Carmo e Yara Alencar, 7 mulheres comuns em união que, a partir da valorizaçāo das nossas experiências e inteligências, aceitamos o desafio de colocar esse nosso poder e nossas vidas à disposiçāo para transformar o Rio na cidade que sonhamos. Educação para a Sustentabilidade, Antirracismo, Agricultura Urbana, Arte e Cultura, Discussão política em diálogo com as diversas áreas da cidade, Empoderamento Feminino, Diversidade e outras pautas inovadoras para o cenário atual da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro são alguns dos temas motivadores das pré-candidatas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE COLETIVAS
    Instagram | Facebook |Youtube | Site

     

    LUCIANA BOITEUX (PSOL/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Membra da PartidA RJ

    Luciana Boiteux nasceu no Rio de Janeiro-RJ, é professora de Direito
    Penal e Criminologia da UFRJ, pesquisadora, feminista e militante dos
    direitos humanos. Carioca, foi Diretora da Associação dos Docentes da UFRJ e Vice-Presidente do Conselho Penitenciário do RJ. Pesquisa Gênero e Encarceramento, Política de Drogas e Sistema socioeducativo e o impacto das Leis de Drogas no Sistema Penitenciário. No debate sobre a legalização da cannabis, Luciana é referência acadêmica na discussão. Advogada atuante em causas de litigância estratégica no STF, é signatária da ADPF 442, que pleiteia a descriminalização do aborto no Brasil. Em 2016 foi candidata a coprefeita na chapa de Marcelo Freixo à Prefeitura do Rio de Janeiro que obteve mais de 500 mil votos no 1º turno e alcançou mais de 1 milhão e 100 mil votos (40,64%) no 2º turno. Luciana foi candidata a deputada federal pelo PSOL em 2018 e obteve 15.839 votos, estando atualmente como primeira suplente.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LUCIANA
    Instagram | Facebook | Twitter | Site

     

    PATRICIA FELIX (PSOL/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Cria da favela Vila Vintém, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Patricia Felix tem 30 anos de trabalho como educadora social, com militância focada especialmente na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Representante da luta feminista e antirracista, Patricia é pedagoga especializada em psicopedagogia e advogada. É coordenadora estadual da Rede Emancipa de educação popular e integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ. Em 2019, foi eleita conselheira tutelar na Zona Sul do Rio com a maior votação da história do órgão.

     

    SAIBA MAIS SOBRE PATRICIA
    Instagram | Facebook |Twitter

     

    THAIS FERREIRA (PSOL/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Pré-candidata a vereadora da cidade do Rio de Janeiro pelo PSOL/RJ. Mulher preta, periférica e mãe.

    Há mais de 10 anos trabalhando para garantir direitos às mulheres mães e crianças na Primeira Infância e combatendo o racismo de forma irrestrita.

     

    SAIBA MAIS SOBRE THAIS
    Instagram | Facebook |Spotify

     

    MARIA DOS CAMELÔS (PSOL/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou filha de agricultores sem terra e ainda criança vim para Japeri, RJ. Aos 12 anos trabalhei como doméstica e babá. Sou camelô há 25 anos e, em 2003. sofri violência física por parte da Guarda Municipal, e fui hospitalizada. Em resposta a esta e outras agressões, nasceu o MUCA para dar voz aos ambulantes, que integrou-se a organização nacional UNICAB. Além do direito ao trabalho, defendo o direito à moradia adequada, e minha luta tornou-se concreta quando morei por quase dez anos na ocupação Chiquinha Gonzaga, região portuária do Rio. Militei ativamente no Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro contra as remoções. O trabalho naquele momento tinha como objetivo denunciar as violações de direitos humanos no Rio de Janeiro em função da realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARIA
    Instagram | Facebook |Twitter

     

    TAINÁ DE PAULA (PT/RJ)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    #PorUmRioNosso

    Sou Tainá de Paula, Mulher preta, mãe, arquiteta, urbanista e ativista das lutas urbanas. Construo espaços como um projeto para uma sociedade mais justa e igualitária. Sou cria da Praça Seca, na comunidade do Loteamento - Zona Oeste do RJ. Fiquei por lá até 2012 e convivi, como milhões de brasileiros, com o dia a dia de resistência e sobrevivência ao cotidiano dos territórios de periferias e favelas. Com o nascimento da minha filha Aurora, passei a fazer o que milhares de mães fazem diariamente: conciliar a maternidade com as atividades profissionais e de militância junto a lideranças populares e políticas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE TAINÁ
    Instagram | Facebook

     

  • Porto Alegre (RS)

    FERNANDA MELCHIONNA (PSOL/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    Fernanda está deputada federal (PSOL/RS), é líder do partido na Câmara dos Deputados e pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre para eleições de 2020. Como deputada, ganhou, pelo voto do júri popular, o 18º lugar no Prêmio Congresso em Foco 2019, um dos prêmios mais tradicionais da imprensa brasileira. É natural de Alegrete (RS) e a primeira parlamentar bibliotecária da história da Câmara dos Deputados. Esteve como vereadora de Porto Alegre durante 10 anos. É feminista, ativista social, sendo referência na luta por transporte público de qualidade, moradia digna e popular, defesa do serviço público, defesa da leitura e educação de qualidade e combate aos privilégios dos ricos e dos políticos e a corrupção.

     

    SAIBA MAIS SOBRE FERNANDA
    Instagram |Facebook |Twitter |Site

    NATANIELLE ALMADA (UP/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA

    Sou Natanielle Almada, mãe, mulher negra, moradora de ocupação, estudante de políticas públicas, feminista, antirracista. Coordenadora do movimento de mulheres Olga Benário e da Casa de Referência Mulheres Mirabal. Nosso projeto é repensar a Cidade de Porto Alegre para o protagonismo das mulheres, mães, negras, indígenas, periféricas, trans, de uma forma que de amplie a participação dessas mulheres na política seja ela institucional ou nas organizações populares. Enfrentar os barões da cidade de Porto Alegre para combater a política da cidade só para os ricos. Incentivar e fortalecer ocupações por moradia, combater a violência contra mulher e incentivar o investimento em políticas publicas voltada às mulheres.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NATANIELLE
    Instagram |Facebook|Site

  • ALVORADA, CAXIAS DO SUL, PELOTAS (RS)

    JOSI ARRUDA (PT/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    ALVORADA

    Militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres, petralha, leonina, apaixonada, stressada, maluca, amiga, companheira, super mãe e ativista dos direitos humanos. A minha trajetória sempre foi na defesa dos direitos humanos. E minha candidatura tem esse viés, a garantia de direito para a população mais vulnerável.

    SAIBA MAIS SOBRE JOSI
    Facebook

    DENISE PESSÔA (PT/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CAXIAS DO SUL

    Denise é Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Também tem Especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas. É vereadora pelo terceiro mandato em Caxias do Sul.

    Presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania nos anos de 2011, 2014 e 2018. Atualmente Denise é Procuradora Especial da Mulher no Legislativo Caxiense. Junto de todas suas lutas Denise é mãe do Eduardo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE DENISE
    Instagram | Facebook |
    Twitter

     

    NAIRA SOUSA (PT/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CAXIAS DO SUL

    Sou natural do estado do Pará, moro no RS a 17 anos, sou militante do PT a 30 anos, sou casada, tenho 3 filhos, uma menina de 24 , um menino de 8 e outro de 4 anos, trabalho como advogada a cerca de 10 anos, tenho uma luta constante como mulher, mãe e profissional, na busca por igualdade de direitos e respeito ao gênero feminino. Conciliar tudo é um desafio. Meu projeto é novo e desafiante, creio que temos que renovar e trazer mais mulheres pra política, por isso coloquei meu nome como pré candidata. Agora é um projeto em construção.

     

    SAIBA MAIS SOBRE NAIRA
    Instagram | Facebook

    ROSE FRIGERI (PT/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CAXIAS DO SUL

    Sou feminista, advogada, professora de história. Minha vida militante se confunde com minha própria vida. Comecei no exercício da cidadania desde muito cedo, com 11 anos fui eleita presidenta do Centro Cívico da minha escola. No ensino médio e na universidade (cursei direito e história junto) atuei no movimento estudantil. Fui a primeira mulher presidenta do DCE. Depois de formada, atuei em vários movimentos. Também fui assessora parlamentar. A minha prioridade sempre foi o movimento de mulheres. Sou filada no PT desde 1983, no qual exerci cargos na executiva municipal e de estadual, tendo sido secretária estadual de mulheres. Hoje estou diretora de formação do sindicato de servidores públicos municipais (licenciada), advogo e leciono. Enquanto pré-candidata priorizo a luta das mulheres, educação, cultura, ambiente e direitos humanos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ROSE
    Whatsapp | Facebook

    SUSANA CODOVA (PSB/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CAXIAS DO SUL

    Susana Cordova Duarte, mulher, mãe, avó, exemplo de resiliência e com uma trajetória de extrema importância para a comunidade de Caxias do Sul. Foi mãe aos 16 anos, ficou viúva aos 26 e encarou o mundo criando sozinha as duas filhas, Jenifer e Keterin. Hoje, coordenadora das cozinhas comunitárias do Cânyon e Mariani, Susana foi uma das fundadoras do CAPS Joana D’Arc, entre outros. Sempre ressaltou que para conseguirmos justiça e paz devemos sempre lembrar que somos todos iguais, com os mesmos direitos. Susana encarou de frente todas as adversidades da vida pessoal, se tornando além de exemplo, grande inspiração para todos que a cercam!

     

    SAIBA MAIS SOBRE SUSANA
    Instagram | Facebook | site

    LUCIANA DA FRUTEIRA (PDT/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    CERRO BRANCO

    Sou uma mulher de origem humilde, filha de agricultores,sempre fui espontânea gosto de trabalhar com as pessoas e ajudar o próximo,com foco e objetivos bem definidos.

    Desde muito cedo nasceu o amor pela politica,meu pai um dos fundadores do PDT na cidade sempre me levando junto nas reuniões e cada vez mais a vontade de ajudar minha cidade aumentava,por duas vezes fui embora daqui por falta de emprego,voltei por motivo de doença meus pais, fixei um comércio aqui e sei que preciso lutar para ajudar no crescimento da minha cidade para que as mães não precisem ficar longe de seus filhos por falta de oportunidade de trabalho,sei que é um trabalho de formiguinha mas alguém precisa começar,na minha cidade não temos participação feminina e quero mudar essa realidade.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LUCIANA
    Facebook

    CARLA CASSAIS (PT/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    PELOTAS

    MULHER, mãe da Caroline, Trabalhadora, Professora, Petista, torcedora do Xavante, Sindicalista. Faço parte da direção do CPERS e do Partido dos Trabalhadores, pertenço à coordenação regional da CUT e da FBP e milito em vários movimentos e causas, todas que me tocarem a alma e o coração.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CARLA
    Instagram | Facebook

    CRISTIANE GOMES (PSOL/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    PELOTAS

    Cristiane Medeiros Gomes, 43 anos, filha de Eva Eliana Medeiros Gomes, neta de Maria Celina Gomes e Eugênia Lemos Medeiros, mãe de Alisson e Milene, avó de Anna Victória. Nascida na Cohab Tablada, mora atualmente no bairro Navegantes, Cristiane, vem de uma família de músicos e educadores, segue os passos dos seus sendo pedagoga e cantora. Começou cantando em eventos familiares e religiosos, já passou por várias cidades do RS, chegando há pouco a apresentar-se no Clube Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro. Intérprete da Escola de Samba Academia do Samba, Mickey, banda Dona da Noite, e banda Empolgação. É professora e articuladora do setor de informática da rede municipal de Rio Grande. Trabalhou por 17 anos em Pelotas como auxiliar de educação infantil. Membro Mabsul (Museu Afro Brasil Sul | UFPel | categoria Carnaval). Coletivo de Mulheres do PSOL e Coletivo de Negras e Negros do PSOL.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CRISTIANE
    Instagram | Facebook

    FERNANDA MIRANDA (PSOL/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    PELOTAS

    Sou Fernanda Pinto Miranda, mãe, feminista, professora alfabetizadora da rede pública do município de Pelotas, graduada e especialista em letras pela UFPEL, onde também sou, atualmente, estudante de psicologia. Estou vereadora, eleita pelo primeiro mandato do PSOL em Pelotas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE FERNANDA
    Instagram | Facebook | Twitter

    JENIFER DIAS (PSOL/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    PELOTAS

    Sou Jenifer Dias, tenho 22 anos, sou educadora, feminista, LGBT, militante em defesa dos direiros humanos e estou pré candidata a vereadora pelo Psol em Pelotas. Acredito que as mulheres têm grande importância na luta contra o projeto fascista instaurado em nosso país e é fundamental que ocupemos espaços na política institucional, para combater o ódio e lutar por mais direitos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE JENIFER
    Instagram | Facebook

    LUANA ALMEIDA (PSOL/RS)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    PELOTAS

    Natural de Pelotas, nasceu em 13 de março de 1983.

    Na militância política de esquerda desde a infância, acompanhando seu pai. Entra para o quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Pelotas em 2011 e um ano depois é uma das principais representantes da sua categoria Agente Comunitário de Saúde, luta pela classe trabalhadora e pela saúde pública, que fez ingressar como uma das diretoras do Sindicato dos Municipários de Pelotas.

    Formada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas, atua ativamente na luta contra o machismo e por políticas pelas mulheres. Faz parte da setorial de mulheres do PSOL Pelotas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LUANA
    Instagram | Facebook | Youtube

  • PORTO VELHO (RO)

    GIOVANA BARROS (PT/RO)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou urbanitaria, sindicalista, militante no movimento social, movimento mulheres, feminista, estou na luta para concorrer uma vaga na Câmara de vereadores(as) e fazer um mandato participativo, fiscalizar e ajudar construir políticas públicas para às mulheres, defender o saneamento público e de qualidade, trabalhando principalmente em favor das minorias na busca de garantir direitos e de uma cidade melhor para a população.

     

    SAIBA MAIS SOBRE GIOVANA

    Instagram |Facebook

    LUCIANA OLIVEIRA (PT/RO)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    De Porto Velho, bacharel em Direito, jornalista independente e ativista por causas sociais e ambientais. Blogueira, colabora com vários veículos nacionais da imprensa alternativa, como o Brasil 247. É membro da Comissão Nacional de Blogueiros do Centro de Estudos Barão do Itararé. Mulher que se declara beraindígena, milita por uma sociedade mais justa e democrática. Com o Blog da Luciana Oliveira dá voz aos que precisam e não encontram socorro na mídia tradicional.

     

    SAIBA MAIS SOBRE LUCIANA

    Facebook| Blog

     

    ROSANEGRA (PT/RO)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou funcionária pública estadual da educação desde 1997, militante do movimento negro desde 1987 e dirigente sindical.

    O lugar de escuta me sensibilizou a atender o chamado da luta, principalmente das mulheres pretas e periféricas invisibilizadas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ROSANEGRA

    Email

    ALYNE MAYRA E COLETIVO (PT/RO)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Tenho 31 anos, bacharel em arqueologia, milito em movimento de mulheres negras, movimento lgbtqia+, movimento de juventudes e colabora com o MAB. Trabalho com gestão do patrimônio arqueológico, pesquiso teoria interseccional e sou militante de nascença.

    Estamos vindo com uma proposta de mandata de construção coletiva. Nossas proposta tem sido elaborada por jovens, mulheres, gays, lésbicas, bissexuais e quem mais quiser chegar. Somos jovens periféricos, todos militantes e pensamos em uma construção de uma cidade mais participativa com um projeto mas inclusivo e popular.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ALYNE

    Instagram

  • Florianópolis (SC)

    CARLA AYRES (PT/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Um pequeno slogan

     

    Em 2016, um dos anos mais trágicos pra democracia brasileira - ano do Golpe contra a presidenta Dilma - fui candidata a vereadora pelo PT-Floripa no entendimento de que era preciso “tirar temas do armário” e que a ocupação dos espaços legislativos de poder e decisão deve ser uma das facetas de nossa luta, não um fim em si mesmo. Foi uma candidatura que levou pro debate eleitoral aspectos já muito presentes em nossa luta cotidiana. Foram 1080 votos de confiança e a terceira suplência da chapa.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CARLA

     site | Instagram

    ELENIRA VIEIRA (PT/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Me chamo Elenira em homenagem a Helenira Rezende, filha de militantes que lutaram contra a ditadura. Iniciei minha militância no Movimento Estudantil aos 12 anos, dirigi passeatas do Fora Collor e defendo a Educação Pública e Gratuita por toda minha vida. Feminista, sindicalista, estou licenciada da Direção Nacional do SINASEFE pra concorrer a eleição. Luto contra toda forma de opressão e exploração. Participo da Organização do 8M da região de Florianópolis desde 2017. Já houve um Coletivo Feminista de estudantes que elas chamaram de C.F. Elenira Vilela e neste ano a instância estudantil que congrega 31 entidades estudantis do IFSC foi criada e tem meu nome: Conselho de Entidades de Base Professora Elenira Oliveira Vilela IFSC, segundo os estudantes que escolheram pelo exemplo de luta na minha vida e apoio à luta estudantil.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ELENIRA

     Facebook | Instagram

    MARIANA FRANCO (PCdoB/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou defensora das mulheres trans e travestis, pauta que defendo a mais de 10 anos. Sou Conselheira Estadual dos Direitos das Mulheres, faço parte do Conselho Nacional dos Direitos Humanos e sou estudante de Serviço Social na UFSC. Fui idealizadora da Lei de Reconhecimento de Famílias Homoafetivas em Santa Catarina e a Lei do Nome Social.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARIANA

    Instagram

    CAROL BELLAGUARDA (PCB/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Organizada no PCB desde 21 anos e hoje em 2020, com 35 anos me apresento novamente nas eleições em Florianópolis. Sou Cientista Social pela UFSC, educadora e pesquisadora social. Em 2020 apresento o projeto do PCB para cidade. Temos o dever de vencer, não apenas no momento eleitoral, as forças que nos matam todos os dias com extrema violência! Violência obstétrica, doméstica, que mata a juventude durante suas manifestações culturais e de ocupação do espaço público, em especial a juventude negra e periférica. Sabemos que a mudança que precisamos não se faz somente no institucional, mas é importante entendermos esses espaços e construir ações que respondam às necessidades da mulher trabalhadora. Queremos expressar nossa arte na rua com segurança, sem criminalização da PM. É fundamental afirmarmos a cultura dos povos indígenas. No bloco do poder popular, eu mulher jovem, afirmo que precisamos mudar, não vamos nos calar, a nossa presença na câmara legislativa municipal é para barrar as ações que acabam com nossos direitos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CAROL

    Instagram

    ELAINE SALLAS (PSOL/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou Elaine Sallas, negra, lésbica, gorda, artivista, professora de escola pública, arte educadora, LGBTQIA+, trabalhadora da Cultura e quero construir uma campanha popular, plural e ColetivA.

     

    SAIBA MAIS SOBRE ELAINE

    Facebook | Instagram

    CIRENE CÂNDIDO (PT/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Gestora Ambiental, movimento feminista e cultural, pelo direito da mulher negra. Inserção da mulher e negra, no parlamento. Prática do Ubuntu, na política.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CIRENE

    Facebook | Instagram

    RÚBIA SAGAZ (PSOL/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Assistente social da educação, a terceira de sete filhas e filhos da Dona Natalia- cozinheira, e do Seu Vadinho - cuidador de carros. A primeira e única, por enquanto, da família a entrar e concluir um curso superior numa Universidade Federal.

    Defensora das políticas públicas e de inclusão, defensora dos direitos humanos e das mulheres. Militante sindical e da Resistência Feminista na luta pela emancipação da classe trabalhadora e contra toda forma de opressão e exploração humana e animal. Movida pela utopia de transformar radicalmente essa sociedade entendendo que a política institucional não é o fim em si, mas o meio para auto organização do nosso povo. Vamos eleger a primeira feminista classista para ocupar a câmara de Florianópolis!

     

    SAIBA MAIS SOBRE RÚBIA

    Facebook | Instagram

  • Blumenau (SC)

    MULHERES PLURAIS BLUMENAU (PCdoB/SC)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Organizamos aqui um coletivo de mulheres para uma campanha coletiva, somos cinco mulheres que garantem a diversidade, estamos juntas aprendendo na pré-campanha e temos compromisso umas com as outras , seja quem alcance primeiro o objetivo, de sempre defender as bandeiras de todas.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MULHERES PLURAIS

    Facebook

  • São Paulo (SP)

    LUIZA ERUNDINA (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A CO-PREFEITA

    Luiza Erundina já comandou a maior cidade da América Latina, sendo Prefeita de São Paulo entre os anos 1989 e 1992. Atualmente exerce o 5º mandato como deputada federal pelo PSOL-SP e concorre à Prefeitura de São Paulo dividindo a candidatura com seu companheiro correligionário Guilherme Boulos

     

    SAIBA MAIS SOBRE ERUNDINA
    Instagram | Facebook | Site pré-campanha | Site próprio

     

     

    ALESSA CAMINHA (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou co-fundadora do Bloco Ritaleena do carnaval de rua de São Paulo e participo do coletivo Cultura faz Falta, que articula e mobiliza o setor cultural severamente impactado pela Covid-19. Sou formada em Música Popular pela Faculdade Santa Marcelina e em Comunicação Popular pela PUC-SP. Também fiz meu mestrado em Composição e Tecnologia na Goldsmiths, University of London. Sou musicista, ativista, comunicadora social, mãe e lésbica.

    SAIBA MAIS SOBRE ALESSA
    Instagram | facebook

     

     

    ANA MIELKE (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Mulher negra nascida e criada na periferia de Cariacica, no Espírito Santo, iniciei meu ativismo no movimento estudantil. Em São Paulo há 14 anos, construí uma trajetória profissional e militante em coletivos ativistas, organizações e movimentos sociais. Em 2010, ingressei no Intervozes e, hoje, represento a entidade no FNDC. Desde 2005 sou filiada ao PSOL, com atuação no Setorial de Mulheres e no Setorial de Negras/os do partido. Na luta pela democracia e contra a retirada de direitos, também componho a Frente Povo Sem Medo e a Coalizão Direitos Valem Mais.

     

    Sempre busquei articular a luta pela democratização da comunicação com as pautas feminista e antirracista. Inspirada na companheira Marielle Franco, executada em 2018, fui candidata a Deputada Estadual naquele ano. E, com uma campanha militante e coletiva feita por pessoas do movimentos negro, de mulheres, da comunicação e da educação, tivemos 26.582 votos. Em 2020, pretendo ser a terceira mulher negra eleita para a Câmara Municipal de SP. Sabemos que representatividade negra e feminina importam e que a nossa liberdade é uma luta constante. Com coragem e trabalho coletivo vamos ocupar os espaços de poder. #LiberdadeÉnãoTerMedo

     

    SAIBA MAIS SOBRE ANA
    Instagram | Site

     

     

    ANE SOLLAR (PSB/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Periférica, cria de escola pública, funkeira, gestora de pessoas, estudante de administração pública pela fgv, militante da jsb feminista, que luta pela emancipação da periferia. Faremos uma campanha feminista e majoritáriamente feminina, de pouco recurso financeiro, mas muito esforço, amor e dedicação de jovens engajados e progressistas que defendem profissionalização, funk, acesso para pessoas trans, cultura e economia criativa e que acreditam que a sociedade se muda construindo com a população e entrando na política institucional.

    SAIBA MAIS SOBRE ANE
    Instagram | facebook

     

     

    BANCADA FEMINISTA (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    A candidatura coletiva da Bancada Feminista do PSOL surgiu da soma de cinco mulheres que, apoiadas em sua diversidade, pretendem seguir defendendo na Câmara Municipal de São Paulo as bandeiras feministas. As trajetórias de cada pré-cocandidata são bem distintas: Silvia Ferraro, mãe, professora e candidata ao Senado em 2018; Paula Nunes, advogada e militante do movimento negro; Carolina Iara, mulher negra, trans, intersexo e trabalhadora da saúde; Dafne Sena, ecossocialista e trabalhadora de aplicativo; e Natália, mulher negra e ecossocialista. Todas estiveram nas mobilizações do #EleNão e militam diariamente em suas pautas, encontrando-se no feminismo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE A BANCADA FEMINISTA
    Instagram | Facebook | Site

     

     

    BÁRBARA PANSERI (PDT/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Tenho 28 anos, sou da periferia da Zona Leste de São Paulo, criada por mãe solo, que se esforçou muito para pagar escola particular. Entrei na USP, sou graduada em Relações Internacionais, fiz intercâmbio para a Fondation Nationale de Sciences Politique de Paris e sou mestra em Administração Pública e Governo pela FGV. Fiz especialização em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV e em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education. Trabalhei em consultoria por 4 anos, em ONG por 2 anos e no setor público por mais 2 anos, na Secretaria Municipal de Gestão de São Paulo na gestão de Fernando Haddad. Compõe o Coletivo Faz Diferença? Discussões sobre Desigualdades. Sou jovem RAPS 2014 e faço parte da Iniciativa Brasilianas, por mais mulheres na política. Atualmente estou como Secretária de Formação na Ação da Mulher Trabalhista na capital, Presidente do Ecotrabalhismo, membro da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini do PDT-SP e pré-candidata a vereadora trazendo como bandeiras prioritárias: saúde mental, desenvolvimento sustentável e trabalho.

     

    SAIBA MAIS SOBRE BÁRBARA
    Instagram | Site

     

     

    CINTIA ZANCO(PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

     

    Sou trabalhadora da cultura e educação, onde atuo ativamente há 30 anos por políticas públicas democráticas e descentralizadas , pelos direitos dos trabalhadores, pelo espaço de atuação e igualdade para as mulheres e LGBTs, comunidade da qual faço parte. Atuante na música erudita, setor extremamente conservador, conquistei à duras penas um espaço de trabalho e o respeito da classe num meio dominado pelo machismo e LGBTfobia. O caminho de conquistas que trilhávamos foi interrompido com a ascensão da extrema direita e o fundamentalismo ao poder, não é possível ficarmos impassíveis diante disso. Frente as ameaças à democracia e aos direitos da população, a ocupação dos espaços de poder é urgente, e isso motivou minha candidatura. Quero lutar pela democracia, pela manutenção dos direitos adquiridos, pela promoção da igualdade em nossa sociedade tão injusta, pelos direitos da mulher, da comunidade LGBTQIA+ e pela cultura.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CÍNTIA
    Instagram | Facebook

     

     

    ERIKA HILTON (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Erika Hilton é babadeira. Mulher, transvestigênere e negra, ela é ativista dos Direitos Humanos e digital influencer sobre questões LGBT e de combate ao racismo. Estudou Gerontologia, militou no movimento estudantil e já foi puta também. Foi co-deputada no mandato coletivo da Bancada Ativista - a décima melhor votação de São Paulo em 2018. E agora ela tem um novo projeto: lutar pela vida, por igualdade racial e de gênero, pelo direito de envelhecer com saúde e cultura na maior cidade do país.

    SAIBA MAIS SOBRE ERIKA
    Instagram | facebook | Site

     

     

    ETELMA SOUZA (PDT/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Sou cearense e vim para São Paulo com 6 meses de vida. Meu pai veio primeiro para conseguir casa e trabalho. Depois viemos eu, minha mãe, uma tia, irmã e irmão. Tenho 49 anos, uma filho de 22 e um neto de 1 ano e 5 meses. Iniciei na área social em 1999, como educadora social. Sou consultora em direitos da criança e do adolescente e políticas públicas. Ministro capacitações diversas e presto assessorias a conselheiros tutelares e dos direitos, trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, professores da rede, prefeituras e outros públicos. Gerenciei projeto voltado a mulheres de baixa renda. Há pouco mais de 3 anos me envolvi com a defesa dos direitos das travestis e transexuais.

    SAIBA MAIS SOBRE ETELMA
    facebook

     

     

    JULIANA CARDOSO (PT/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Juliana Cardoso nasceu e vive até hoje na Zona Leste da cidade de São Paulo. Filha de mãe negra e pai indígena, é feminista e, hoje, a única vereadora de esquerda na Câmara de São Paulo. Com apenas 28 anos, se elegeu pela primeira vez como vereadora. Com um mandato construído a muitas mãos, tinha uma missão: torná-lo instrumento de lutas e conquistas sociais para a população. Hoje, 12 anos depois, podemos afirmar sem medo de errar: não existe uma luta por saúde, moradia, educação transporte, cultura, assistência social, nem luta pela diversidade e igualdade racial que o mandato de Juliana não esteja presente.

    SAIBA MAIS SOBRE JULIANA
    Instagram | facebook | Site

     

     

    KEIT LIMA (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

     

    Mulher preta. Gorda. Periférica. Ativista. Tem como propósito de vida e luta a equidade racial, gênero e classe. Agente de transformação social. Movida por conexão com pessoas. Primeira mulher a residir e coordenar a escola de líderes da Educafro (entidade sem fins lucrativos que luta pela inclusão de jovens negros e brancos de baixa renda no ensino superior). Co-fundadora do movimento Engaja Negritude, que tinha por objetivo alinhar candidatas(os) negras(os) em uma pauta única.

     

    SAIBA MAIS SOBRE KEIT
    Instagram | Facebook | Twitter

     

     

    MARIA CLARA FERREIRA DA SILVA - Nossa Revolução

    (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Cresci em Taipas, periferia da região noroeste da cidade de São Paulo, de lá trago a marca de saber que a periferia tem luta e solidariedade. Hoje trabalho no Jaraguá, na educação diferenciada indígena. O Jaraguá é Guarani! Estudei Ciências Sociais na Unifesp, no bairro do Pimentas em Guarulhos, de lá trago muita luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e crítica a este mundo desigual. Foi lá que me organizei no partido e desde então lutamos por um mundo sem exploração e sem opressão, algo que não é secundário para mim, na condição de mulher feminista, bissexual, antirracista! Nossa Vidas Importam! Mas queria mesmo dizer que mais que um nome, sou parte de coletivos, parte das lutas. Não sou só um endereço, um emprego, uma condição de vida, sou parte de uma classe de trabalhadoras e trabalhadores. Não quero ser só uma legenda viável, mas ser parte de uma grandiosa luta que arranque da elite capitalista o que é nosso. E a nossa classe tá cansada de tanta politicagem. Esse ano vamos encher a câmara municipal de pessoas da luta! A elite dos 1% não pode continuar dominando os rumos do país. Estou disposta a ser um problema na vida dos políticos da elite que enche de dinheiro e fake news a disputa eleitoral. Me coloco para construir junto um movimento que seja a pedra no sapato dos 13 bilionários da cidade mais rica da América Latina. Nós vamos a luta contra o bolsonarismo e todos aqueles que atacam nossos direitos e nossas vidas! Quero colocar um mandato 100% a serviço dos movimentos sociais, das e dos lutadores que erguem essa cidade todos os dias! Vamos fazer a Nossa Revolução nas ruas e nas urnas! Vem construir isso tudo comigo!

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARIA CLARA
    Facebook

     

     

    PATRÍCIA ZANELLA (REDE/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Eu sou a Patricia Zanella, mas essa campanha é sobre você. Sou pré-candidata porque conheço os caminhos democráticos para AMPLIAR A SUA VOZ. Quero ser candidata para que você seja ouvida(o). Tenho coragem e sei que estou no caminho certo porque em 2018 fizemos muito com pouco: com um grupo de 15 voluntários conquistamos quase 10 MIL VOTOS gastando R$ 2.5 mil! São MUITOS votos para uma campanha com pouco dinheiro, de uma candidata sem apadrinhamentos ou família com tradição política. É nessa política que acreditamos. Venha participar do Movimento que RESSIGNIFICA A POLÍTICA. Contribua para que esse ano a figura do vereador eleito seja uma VEREADORA, mestra em Direito, professora, que conhece a realidade das pessoas e representa mais de metade do eleitorado. Vamos eleger A VEREADORA mais jovem da capital que não é de família política, vive e conhece a cidade, que trabalha, estuda, empreende e não acredita em campanhas milionárias. Venha fazer parte do movimento que quer uma SP mais segura, justa e sustentável!

    SAIBA MAIS SOBRE PATRÍCIA
    Instagram | facebook |site

     

     

    RAQUEL MARQUES(REDE/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Ativista pelo SUS e pelo Parto Humanizado, sanitarista, presidente da Associação Artemis e codeputada no mandato coletivo da Bancada Ativista. Pauto a Política do Cuidado, uma política que coloque as pessoas no centro de toda as decisões políticas sempre. Ela tem três eixos: saúde, comida e família.

    SAIBA MAIS SOBRE RAQUEL
    Instagram | site

     

     

    SIMONE NASCIMENTO (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Jovem negra de quebrada, feminista e anticapitalista. Me chamo Simone Nascimento (28), jornalista e moradora de Pirituba, bairro da periferia da zona Norte de São Paulo. Fruto da luta por consciência negra, fui a 1a da família a ingressar na universidade (PUC-SP), me tornando Diretora de Assistência Estudantil da UNE (2015 - 2017), quando apoiei o maior encontro de estudantes negros da entidade. Em 2019 coordenei a 16ª Marcha da Consciência Negra de SP. Estive presente na articulação das principais lutas feministas, antirracista e antifascistas nos últimos anos: #ForaTemer, #EleNão, #VidasNegrasImportam e #ForaBolsonaro. Me dediquei à política coletiva e me orgulho muito de ter fundado o movimento RUA - Juventude Anticapitalista em 2014 e de hoje fazer parte da coordenação estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) e da Marcha das Mulheres Negras de SP. A luta das mulheres negras vem de longe e em 2020 pretendo ocupar a câmara de vereadores de São Paulo, fazendo valer esse legado de resistência coletiva e secular do nosso povo.

     

    SAIBA MAIS SOBRE SIMONE
    Instagram | site

     

     

  • Barueri, Guarulhos (SP)

    JUNTAS POR BARUERI (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATAS A CO-VEREADORAS

    Barueri

    Nossa candidatura só tem sentido por ser coletiva, Barueri é uma cidade dominada por vereadores homens, uma cidade conservadora que não garante visibilidade e espaço político para mulheres.

    Dessa forma, somos 7 mulheres e queremos dar uma virada nesse sistema machista de governar e legislar. Acreditamos que a mulher que já ocupa outros espaços na sociedade, necessita se ver representada também na Câmara Municipal. Como iremos fazer isso Juntas, podemos contemplar mais mulheres, jovens, negros, lgbts, idosos e etc. Nossa luta é por representatividade e efetividade no legislativo, atualmente não vemos debates, questionamentos, consulta a população. Queremos ser a voz do povo para esse novo tempo na política!

     

    SAIBA MAIS SOBRE JUNTAS POR BARUERI

    Facebook

    RUTE POR GUARULHOS (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Guarulhos

    Sou uma mulher negra, periférica e ativista da cultura na cidade de Guarulhos. Mãe solo de 5 filhos, um deles autista, por isso uma das pautas importantes da minha pré-candidatura é sobre educação e saúde para crianças e adultos com deficiência. Fui idealizadora e presidente da Associação Cultural do Rock de Guarulhos e Dirigente da UBM Guarulhos. Penso numa cidade com mais valorização da cultura e mais inclusiva para todas todos e todes.

    Minha candidatura está sendo construída coletivamente com diversas mulheres de diferentes setores da cidade e muitas artistas e ativistas da cultura. Estamos lutando por mais políticas públicas para as mulheres, como ampliação do atendimento à mulheres vítimas de violência, campanhas de conscientização contra o machismo, apoio ao parto humanizado, e atendimento básico de saúde, que ainda é muito precário na periferia. Lutamos pelos direitos das pessoas com deficiência e atendimento especializado para autistas e suas família. Enxergamos que o investimento na cultura é necessário para a educação e emancipação das periferias. A ARTE e os artistas da cidade tem valor!

     

    SAIBA MAIS SOBRE JUNTAS POR RUTE

    Facebook

  • Hortolândia, Jundiaí (SP)

    MARIANA JANEIRO (PT/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Jundiaí

    Mãe, negra, feminista e socialista. De Jundiaí (SP), foi eleita suplente de Deputada Federal, é e também é Secretária Nacional de Mobilização do PT. Líder RAPS. Está pré-candidata a vereadora para as eleições de 2020.

    Apresento meu nome, junto ao PT de Jundiaí, para representar um projeto político jovem, democrático, de real compromisso popular, para que a nossa cidade possa eleger a sua primeira vereadora negra, porque se eu for a primeira, com certeza não serei a última.

     

    SAIBA MAIS SOBRE MARIANA

    Site | Facebook | Instagram

    CINTIA VANESSA (PSOL/SP)

    PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA

    Jundiaí

    Sou professora de escola pública,tenho 29 anos,filha mais velha de 6 de mãe solo,de família de origem caipira cabocla. Atudo nos movimentos sociais desde os 18 anos. Minha luta é por justiça social através da educação. Minha bandeira prioritária é a luta pelos direitos humanos.

     

    SAIBA MAIS SOBRE CINTIA

     Facebook | Instagram

    Todos os Posts
    ×