• ManifestA da campanha #MeuVotoSeráFeminista

    Voto é desejo, crença, confiança, promessa. É uma maneira de estabelecer uma relação, seja ela afetiva, religiosa, política. O voto é a dedicação de um tempo, ou de algo valioso, a alguma coisa que acreditamos ou desejamos profundamente. Um voto de confiança, a gente dá a alguém com quem desejamos construir uma relação importante. Um voto de amor damos a alguém com quem desejamos construir uma relação de entrega e afeto. No processo eleitoral, o voto é um manifesto oficial que declara uma preferência, um desejo, uma definição por representação. É um direito conquistado. E, hoje, precisamos defendê-lo.

    Em tempos de ameaça à democracia, queremos retomá-la pelo feminismo, entendendo que o movimento feminista é quem emerge protagonizando a luta pela manutenção das nossas conquistas e fazendo o enfrentamento aos retrocessos. Dos espaços privados aos públicos, o nosso grito ecoa cada vez mais forte. Defendemos eleições livres e diretas, com ampla participação das mulheres, cis e trans, em todo o processo. Queremos que a nossa pauta esteja garantida nas plataformas eleitorais e nas reivindicações por mudanças profundas. Queremos ocupar nosso espaço, nas ruas, nos muros, nos parlamentos e nos mandatos executivos.
     
    A exaustão da mulher trabalhadora, discriminada e explorada em diversas jornadas de trabalho vivenciadas numa cidade violenta, segregadora, punitiva e machista, é fruto de um projeto de poder que é definido pelos 90% que estão nos representando nos espaços de poder. Eles não podem continuar decidindo sobre nossos corpos, sobre nossas vidas.
     
    A Campanha Meu Voto Será Feminista é uma força tarefa, um desejo profundo de mudar as estruturas de poder, através de um projeto radical de democracia feminista de esquerda, orientada pela justiça social, pelo diálogo, e contra todas as formas de desigualdade e opressão. Um voto para, por e com todas as mulheres, especialmente as que sofrem violências ainda mais radicais, como as negras, pobres, periféricas, indígenas, LBT.
     
    Empenhamos nossas vidas, nosso tempo e nossas forças nessa construção, por acreditarmos que é possível, e necessário, que mulheres feministas de esquerda ocupem mais espaços de poder, nas casas legislativas e executivas de todo o país. Essa não é apenas uma vontade, é uma pulsão que juntou mulheres em todo o país desde 2015, quando formamos a PartidA.
     
    A Campanha Meu Voto Será Feminista é a consagração da necessidade de dar protagonismo a esse projeto coletivo, popular e participativo, feito por mulheres, com mulheres e bom para todas e todos. O desafio é imenso e o momento é agora! Não podemos mais esperar uma nova legislatura com uma ínfima representação feminista, significando a manutenção de um sistema que como regra silencia, mata e oprime as mulheres.
     
    Queremos nos reconhecer e nos sentir representadas, em todas as esferas de poder e, para isso, precisamos incentivar que mais mulheres feministas estejam apoiadas, seguras, para o desafio de uma candidatura.Queremos escolher e definir tudo sobre o que nos toca e nos é urgente, pautando a vida das mulheres, o direito sobre seus corpos como fundamento de luta, priorizando o enfrentamento radical ao racismo, a exploração e as violências físicas, simbólicas e históricas. Queremos mulheres elaborando e executando políticas públicas.
     
    A democracia está sob séria ameaça, e a radical democracia feminista é o nosso horizonte. Queremos unir esforços e mulheres aliadas na luta pela democracia feminista e, se preciso for, estaremos já irmanadas e organizadas para defender a democracia no nosso país. Sem ela, não há voto, nem escolhas. Se o momento for de defesa, nos defenderemos coletivamente, se for de conquistas, conquistaremos juntas. Queremos uma nova forma de fazer política, que seja dialógica, verdadeiramente democrática, ética e pensadas para todas.
     
    Em todos os possíveis cenários, de disputa pela ocupação da política institucional ou de resistência aos retrocessos autoritários e à militarização de nossas vidas e corpos, precisamos nos fazer presente e fortalecidas entre nós.
     
    Juntas somos uma força. Como força, estamos em luta.
     

  • Apoie e siga a campanha #MeuVotoSeráFeminista nas redes

    Email

    Facebook

    Twitter

    Instagram

    All Posts
    ×