• FeministAs que queremos e teremos no PODER


    Da campanha Meu Voto Será Feminista foram 14 candidaturas eleitas em 2018, incluindo duas chapas coletivas com mais 10 mulheres, totalizando 24 mulheres que ocuparão a política institucional a partir de 2019. Há muita luta pela frente, mas já fizemos história!

    Todas as candidatas deste mosaico nos honram imensamente pelo comprometimento e coragem de se colocar na disputa, desafiando um sistema machista, racista e misógino que nos empurra para fora da política. Juntas fizemos uma caminhada ética, aguerrida e afetiva, num movimento que começou bem antes da campanha e continuará firme depois dela. A campanha Meu Voto Será Feminista é um voto permanente pelo direito das mulheres e de todas as pessoas, sempre em favor dos valores democráticos.

    MULHERES ELEITAS - MEU VOTO SERÁ FEMINISTA

    RENATA SOUZA - PSOL/RJ

    63.937 VOTOS

    FERNANDA MELCHIONNA- PSOL/RS

    114.302 VOTOS

    ERIKA KOKAY - PT/DF

    89.986 VOTOS

    MÔNICA DA BANCADA ATIVISTA - PSOL/SP

    149.844 VOTOS

    MÔNICA FRANCISCO - PSOL/RJ

    40.931 VOTOS

    JUNTAS - PSOL/PE

    39.175 VOTOS

    ANDREIA DE JESUS- PSOL/MG

    17.689 VOTOS

    SAMIA BOMFIM - PSOL/SP

    249.887 VOTOS

    GLEISI HOFFMANN - PT/PR

    212.513 VOTOS

    TALÍRIA PETRONE - PSOL/RJ

    107.317 VOTOS

    ÁUREA CAROLINA - PSOL/MG

    162.940 VOTOS

    MARÍLIA CAMPOS - PT/MG

    71.312 VOTOS

    ISA PENNA - PSOL/SP

    53.838 VOTOS

    LUZZIANE LINS - PT/CE173.777 VOTOS

    MOSAICO DE CANDIDATAS NAS ELEIÇÕES 2018

    RIO DE JANEIRO

    MARCIA TIBURI

    Governadora PT (RJ)

    Vote: 13
     

    Nascida em Vacaria (RS), Marcia Tiburi é graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS) e mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia. Escreveu para várias revistas e jornais e desde 2008 é colunista da Revista Cult.


    É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, professora convidada da Fundação Dom Cabral. Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo.

    Saiba mais sobre Marcia Aqui

    LUCIANA BOITEUX
    Dep. Federal Psol (RJ)

    Vote: 5008
     

    Luciana Boiteux é advogada, professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ, pesquisadora, feminista e militante dos direitos humanos.

    Carioca nascida no Rio Comprido, pesquisa Gênero e Encarceramento, Política de Drogas e Sistema socioeducativo, e o impacto das Leis de Drogas no Sistema Penitenciário, sempre com recorte de gênero.
    Em 2016 foi candidata a coPrefeita na chapa de Marcelo Freixo à Prefeitura do Rio de Janeiro. A coligação superou os 500 mil votos no 1º turno e mais de 1.1 milhão de votos (40,64%) no 2º turno.

    Saiba mais sobre Luciana Aqui

     

    TAINÁ DE PAULA
    Dep. Estadual PCdoB (RJ)

    Vote: 65013
     

    Tainá de Paula, 35, arquiteta e urbanista. Como mulher negra e periférica, sabe o que é viver as dificuldades de chegar às áreas mais centrais da cidade durante toda a vida, e lidar com a ausência do Estado. Ativista feminista, mãe, ativista das lutas urbanas, acadêmica, trabalhadora, gestora.

    Vamos junt@s somar na construção da candidatura que está pronta pra Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro!

    Saiba mais sobre Tainá Aqui
     

    NÁUSTRIA
    Dep. Estadual PT (RJ)

    Vote: 13123
     

    Maria Náustria de Albuquerque, filha de agricultores, veio de Moraújo, interior do Ceará, e se considera Carioca de coração. Graduou-se em História pela UERJ, com Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ. Professora de formação e concursada da Petrobras Distribuidora desde 1990 até os dias atuais.
    Militante social desde os 15 anos de idade, militante do Partido dos Trabalhadores - PT desde 1985. É militante feminista e defensora do empoderamento das mulheres, mãe de duas filhas. Atualmente coordena a Frente Brasil Popular Zona Sul do Rio de Janeiro e dirige o PT na mesma região.

    Saiba mais sobre Náustria Aqui

    THAIS FERREIRA

    Deputada Estadual – Psol (RJ)

    Vote: 50010

    Thais Ferreira é empreendedora social premiada, ativista, artista, mulher preta, mãe e de Irajá, subúrbio do Rio. Fundou o Food Park do Largo do Bicão, ocupação que transformou a região em um polo da comida de rua na zona norte da cidade. É criadora do Mãe&Mais, um negócio social premiado, com foco na saúde e bem-estar da mulher mãe e primeira infância. Como candidata a deputada estadual, luta por um atendimento em saúde mais digno e respeitoso para mulheres e por projetos focados de desenvolvimento infantil, defende a simplificação fiscal e desburocratização para os microempreendedores populares e informais, e tem propostas concretas contra o racismo, a intolerância religiosa e em favor das maiorias minorizadas, seja por gênero, raça ou classe. Saiba mais sobre Thais aqui

    ELEITA DEPUTADA ESTADUAL

    RENATA SOUZA

    Dep. Estadual – Psol (RJ)

    Vote: 50007

    Sou mulher, feminista negra, militante dos direitos humanos, comunicadora popular e moradora da favela da Maré. Cria de pré-vestibular comunitário, Jornalista formada pela PUC-Rio, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e o pós-doutorando na UFF.

    As áreas de Segurança Pública e Direitos Humanos são os eixos da nossa pré-candidatura. Como experiências legislativo primeira experiência no legislativo foi em 2007 quando, junto com Marielle Franco, assumi a assessoria do deputado estadual Marcelo Freixo na Alerj e depois a chefia do gabinete de Marielle na Câmara de Vereadores. A nossa luta política é de ocupação dos espaços de poder de forma afetiva e efetiva. Saiba mais sobre Renata Aqui

    TALÍRIA PETRONE

    Deputada Federal – Psol (RJ)

    Vote: 5077

    Talíria Petrone é professora de história, mulher negra, socialista e feminista. Está como vereadora na Câmara Municipal de Niterói.As salas de aula sempre foram espaço de resistência e construção de um outro mundo. Bem como as ruas, de onde não se furta a estar para lutar pela ampliação do direito das mulheres, contra o genocídio do povo negro, por uma educação libertadora e de qualidade, em prol da saúde pública e de uma cidade de direitos. Esteve na direção estadual do partido e constrói os setoriais de mulheres e de negras e negros. Saiba mais sobre Talíria

    MÔNICA FRANCISCO

    Dep. Estadual - PSOL (RJ)

    Vote: 50888

    Mônica é mulher negra, mãe, cria do Borel, socióloga, feminista, figura histórica do movimento de favelas e pelos direitos humanos, do movimento de mulheres periféricas empreendedoras da Economia Solidária, e era assessora da Marielle Franco.

    Atualmente é candidata à Deputada Estadual no Rio de Janeiro. Conheça mais sobre ela.

    CAROL QUINTANA
    Dep. Estadual – Psol (RJ)

    Vote: 50044

    Carol Quintana é cientista social pela UFF, mestra em sociologia pela UFRRJ e atualmente é professora de Sociologia da rede estadual de ensino e conselheira municipal de educação no município de Teresópolis. Mulher, feminista, lésbica e militante dos direitos humanos, Carol participa do movimento LGBTI+ desde a adolescência, em 2016 fez parte das mobilizações de servidores grevistas do Rio durante as ocupações das escolas e agora é candidata a deputada estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro.

    Saiba mais sobre Carol aqui

    RIO GRANDE DO SUL

    FERNANDA MELCHIONNA

    Deputada Federal PSOL (RS)

    VOTE: 5050

    Com 34 anos de idade, é a vereadora mais votada de Porto Alegre. Natural
    de Alegrete (RS), é também bibliotecária de formação e bancária licenciada do Banrisul. Quer ocupar o Congresso Nacional em Brasília para reverter as leis contra o povo, aprovadas pelo governo ilegítimo de Temer!

    Mulher de garra e fundadora do PSOL, a trajetória de Fernanda é marcada pela luta contra o privilégio dos ricos e dos políticos e em defesa dos direitos e da vida das mulheres! Ela quer enfrentar a cultura machista que faz com que as mulheres, maioria na sociedade, ainda ocupem menos de 10% dos espaços de poder. Em mais de 10 anos de mandato, Fernanda contribuiu para a ampliação de políticas públicas para mulheres e no
    combate à violência de gênero. Criou o programa de combate ao assédio sexual no transporte público em Porto Alegre e ampliou a licença-paternidade dos servidores públicos municipais, para avançar na redução
    da desigualdade entre os gêneros no cuidado dos filhos. É a vez dasmulheres! Saiba mais
    aqui

    DENISE PESSÔA

    Dep Estadual PT (RS)

    Vote: 13678

    Denise Pessôa é servidora pública municipal, arquiteta e urbanista, feminista, mãe e é vereadora pelo terceiro mandato na Cidade de Caxias do Sul, RS pelo PT. Atuou no movimento estudantil, na pastoral de juventude e também foi assessora da Deputada Estadual Marisa Formolo nos temas juventude e mulheres.
    Atualmente é Procuradora Especial da Mulher, Presidenta da Comissão de Direitos Humanos Cidadania e Segurança, também preside a Subcomissão Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Foi eleita a parlamentar mais atuantes em 2017 pelo Instituto Tiradentes. Tem seu trabalho voltado para o direito à cidade e direitos humanos.

    Saiba mais sobre Denise Aqui

    PERNAMBUCO

    EUGÊNIA LIMA
    Senadora – PSOL (PE)

    Vote: 505


    É olindense, filha de mãe e pai olindenses, Mulher, negra, militante, mãe de Antônia. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2005, foi a primeira mulher eleita à presidência do Diretório Acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, fruto do trabalho conjunto com o Coletivo MUDA. De 2004 a 2008 foi coordenadora de Políticas Públicas de Juventude do município de Olinda. Hoje é presidenta do Psol em Olinda.

    Saiba mais sobre Eugênia Aqui


     

    LIANA CIRNE

    Deputada Estadual PT (PE)

    Vote: 13313

    Liana é advogada, mestra e doutora em direito. Professora da Faculdade de Direito da UFPE. Foi advogada do Ocupe Estelita e dos Maracatuzeiros na luta contra censura da cultura popular. Defensora do carnaval de rua, derrubou os camarotes VIP do governo. Mãe, feminista e colunista da Mídia Ninja, GGN e Revista Fórum. Saiba mais sobre Liana Aqui

    FLÁVIA HELLEN
    Deputada Federal PT (PE)

    Vote: 1311

    Nasceu em Recife, tem 24 anos, cresceu no bairro do Ibura, onde participava do grêmio da Escola Municipal Cícero Franklin. Aos 17 anos ingressou no curso de história da FUNESO e começou a participar do movimento estudantil, que a levou a ser eleita vice-presidente da União dos e das estudantes de Pernambuco (UEP), onde travou diversas lutas em defesa da educação pública. Flávia é uma jovem militante das causas populares que foi as ruas contra o golpe, ocupou Universidade contra a PEC da morte, participa ativamente da luta contra as reformas e o desmonte do Estado. Representa as pautas da classe trabalhadora, da juventude, das mulheres, da população negra e LGBT. Flávia é socialista, feminista, antiprobicionista e filha da periferia e sabe que o congresso precisa refletir a diversidade do povo Brasileiro, cuja representação, sobretudo das mulheres negras, que não chega a 2%.

    SYLVIA SIQUEIRA CAMPOS
    Deputada Estadual PT (PE)

    Vote: 13713

     

    Feminista, negra, antirracista, socialista, defensora dos direitos humanos. Aos 36 anos, 23 deles vivenciados na militância relacionada à busca dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, Sylvia Siqueira Campos é mestra em Gestão de Entidades não Lucrativas pela Universidad Complutense de Madrid e Especialista em Direitos Humanos. Atua como coordenadora da ONG Mirim, em Pernambuco.

    Saiba mais sobre Sylvia Aqui

     

     

     

    GABY CONDE
    Deputada Federal PSOL (PE)

    Vote: 5000

    Gaby Conde, mulher negra, feminista, mãe autônoma, nordestina, vinda da periferia, graduanda do curso de Dança da UFPE, arte-educadora e educadora popular, utiliza a capoeira e a dança como forma de enfrentamento das desigualdades sociais. Atuou como arte-educadora em programas sociais que atendem jovens e mulheres. É gestora na Akotirene - Centro de Referência Afro e Indígena. Participa da implementação de ações afirmativas na perspectiva do empoderamento negro no debate étnico-racial.

    Fundadora da plataforma política "Vamos de Preto", que quer formar lideranças negras para disputar espaços de poder também na política institucional.Saiba mais sobre Gaby Aqui

    JUNTAS
    Deputada Estadual PSOL (PE)

    Vote: 50180
     

    Carol Vergolino, membra da PartidA, forma ao lado de Jô Cavalcanti, kátia Cunha, Joelma Carla e Robeyoncé Lima a primeira cocandidatura coletiva e feminista a deputada estadual em Pernambuco. São cinco mulheres que apresentam um projeto potente de resistência e busca por transformação da política e uma vaga no legislativo estadual, por meio de uma mandata horizontal, coletivo e popular.

    Saiba mais sobre as Juntas Aqui

     

     

    DANIELLE PORTELA
    Governadora PSOL (PE)

    Vote: 50

    Mulher, negra, feminista, mãe de Alice, historiadora e advogada, trabalha com questões de gênero e violência. Uma voz que ecoa na luta contínua para que as mulheres ocupem cada vez mais espaços de poder, lutando incessantemente pela liberdade dos corpos e sua autonomia plena.
    Está Candidata à Governadora em Pernambuco, por acreditar que precisamos lutar contra as Capitanias Hereditárias Políticas.

    Saiba mais sobre Dani Aqui

    AMANDA PALHA

    Deputada Federal PCB (PE)

    Vote: 2122

    "Nada sobre a gente sem a gente". Esse é o lema da estudante da UFPE e militante do PCB Amanda Palha, de 30 anos. Há dois anos entrou na UFPE como primeira colocada no curso de Serviço Social. Amanda pretende, de forma coletiva, levar a voz da comunidade trans, para que não apenas cisgêneros decidam sobre a vidas dos transgêneros. "O momento é de enfrentar com ousadia a maré de retrocessos e recuos pela qual passamos! Resistir sim, mas sem paralisar nem repetir passado: enfrentar para avançar". Saiba mais sobre Amanda aqui

    MINAS GERAIS

    ÁUREA CAROLINA
    Deputada Federal PSOL (MG)

    Vote: 5018
     

    Áurea Carolina iniciou sua trajetória nas culturas periféricas de Belo Horizonte. Cientista política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela pesquisou, durante o mestrado, a inclusão das mulheres jovens na agenda governamental.

    É especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona, atuou na gestão pública como subsecretária de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais, em 2015, e é uma das fundadoras do Fórum das Juventudes da Grande BH, além de articuladora das Muitas pela Cidade que Queremos. Feminista e colaboradora da #partidA, Áurea foi eleita a vereadora mais votada de Belo Horizonte em 2016.

    Saiba mais sobre Áurea Aqui


     

    ANDREIA DE JESUS

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50130

    Candidata pelas Muitas, sou a primeira mulher com curso superior em minha família. Passei a juventude como doméstica e me formei em Direito aos 35 anos. Sou militante

    das brigadas populares. Moro em Ribeirão das Neves e atuo como advogada popular, abolicionista penal pelo direito de moradia e acompanhando as famílias dos presos. Fui assessora parlamentar da #Gabinetona, PresidentA da Comissão de Igualdade Racial OAB seccional Neves. Conselheira Municipal do SUAS, da Igualdade Racial, do idoso e da mulher. É da PartidA!

    Quer conhecer mais sobre Andreia de Jesus?

    Saiba mais sobre Andreia aqui.

     

    NANA OLIVEIRA

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50033

    É advogada popular criminalista na Assessoria Popular Maria Felipa, formada em 2011 pela PUC Minas-Betim, milita há dez anos pelos direitos humanos, segurança pública e assessora juridicamente o Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade. Integrou o Coletivo Margarida Alves e durante sua atuação receberam o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Foi candidata pelas ‘Muitas Pela Cidade Que Queremos’ a Vereadora em 2016, compôs a Assessoria Parlamentar das Vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella. É feminista negra e militante anti-prisional e abolicionista. Se candidata para lutar por políticas de segurança pública que criem cidades mais seguras e não cadeias mais cheias. Prevenção e Inteligência pelo fim da Violência. É da PartidA e das Muitas.

    Saiba mais sobre Nana Aqui

     

    ADRIANA ARAÚJO

    Deputada Federal PSOL (MG)

    Vote: 5022

    Nascida em Barbacena (MG) e residente em Belo Horizonte, é ativista pelos

    Direitos Animais, ambientalista, servidora pública e vegana. Idealizou e coordena o Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) desde 2006, sempre atuando em parceria com outros movimentos socioambientais, garantindo expressivas leis e políticas públicas, principalmente para os animais não humanos. Considerando a proposta ecofeminista e ecocêntrica, destaca a importância de defendermos outras

    fêmeas, não humanas: os animais, as águas, as matas, a Terra. Suas principais pautas são Direitos Animais, Meio Ambiente, Serviço Público de Qualidade, Direitos das Trabalhadoras e Trabalhadores e formação política da população.

    Saiba mais sobre Adriana

    MARIA ÂNGELA FERREIRA COSTA

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50321

    Trabalhadora do Hospital Universitário da UFJF há 25 anos. Formada em Filosofia pela mesma universidade, trabalha no serviço público e, por ele, luta todos os dias como ativista do movimento sindical. Começou a trabalhar cedo: primeiro, como empregada doméstica, depois em fábricas e em outros locais, até se tornar funcionária pública, estando sempre presente na luta para superar as desigualdades e injustiças sociais. Mulher que carrega em sua pele as lutas por reconhecimento e espaço na sociedade. Sua candidatura representa as mulheres negras e pretende dar voz a quem sofre qualquer tipo de preconceito. Em um momento de retrocessos, vamos sem medo de lutar contra os ataques do governo golpista! Em defesa do direito à aposentadoria, aos serviços públicos de qualidade, ao trabalho e à vida digna!

    Saiba mais sobre Maria Ângela

     

    TALLIA SOBRAL

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50803

    Sou mulher, professora, capoeirista. Em um cenário nacional de golpe, enfrentar o retrocesso e o conservadorismo é uma tarefa urgente. Ocupar a
    Assembleia Legislativa é levar até ela a voz das mulheres, LGBTIQ+, do povo negro e de nossa juventude. É dar eco as organizações coletivas e seguir o caminho para construir uma sociedade verdadeiramente livre. Vamos ocupar o que é nosso e lutar por uma educação pública e de qualidade,
    contra toda forma de opressão, e, especialmente, pelo amplo acesso à cultura,
    que deve ser um instrumento de libertação e valorização da nossa história.
    Pelo direito de existir, resistir e transformar!

    saiba mais sobre Tallia

     

    LEANDRINHA Du ART

    Deputada Federal PSOL (MG)

    Vote: 5001

    É mulher trans, cadeirante, portadora da síndrome de Larsen. Nasceu e cresceu na cidade de Passos. Dedica-se hoje às lutas pelas causas LGBTIQA+ e das pessoas com deficiências. É midialivrista, artivista, fotógrafa, produtora, comunicadora e colunista da Mídia Ninja. Afirma o seu papel como corpo político no discurso do amor, propondo uma outra política, feita de baixo para cima, com participação popular e de forma horizontal. Leandrinha anda de mãos dadas

    com quem, assim como ela, sonha com um cenário com mais representatividade,

    diversidade e justiça social. É da PartidA e das Muitas!

    Saiba mais sobre Leandrinha Aqui

    MARIA DA CONSOLAÇÃO

    Deputada Federal PSOL (MG)

    Vote: 5050

    Maria é Feminista. Nascida em ocupação urbana, foi empregada doméstica e tornou-se doutora. É professora universitária e da educação básica. Ajudou na fundação da Marcha Mundial de Mulheres no Brasil. Disputou a Prefeitura de BH e ficou em 3º lugar. É da educação, dos direitos humanos e do direito à cidade. Soma-se na defesa da moradia, emprego, SUS, cultura, serviço público, ciência e tecnologia. Mulher negra! Maria, Consola, Consolação é uma de nós. Uma mulher de todas as lutas. Com dignidade, coragem e solidariedade vividas e compartilhadas, chegou a hora dela nos representar como deputada em Brasília. É da PartidA!

    Saiba mais sobre Maria da Consolação Aqui

    SILVIA TEIXEIRA

    Deputada Estadual REDE (MG)

    Vote: 18888

    Sou Mulher, sou mãe, sou negra, sou guerreira. Sou uma democrata que acredita na reconstrução de nossa Minas Gerais e de nosso país – com justiça, com ética e com trabalho. Conheço a Assembleia Legislativa por dentro - 33 anos de atividades no processo legislativo. Sou Psicóloga, MestrA em Ciência Política, bacharelanda em Direito. Sou Silvia Teixeira e estou do seu lado; do lado de quem crê na mudança. Sou da PartidA. #SouSilvia

    Confira Aqui

    JORGETÂNIA FERREIRA

    Deputada Federal PSOL (MG)

    Vote: 5005

    Sou mãe, professora, filha, amiga, irmã, feminista, militante das lutas por direitos e contra toda forma de opressão. Nasci em Monte Alegre e ainda na adolescência mudei para Uberlândia em busca de trabalho para ajudar minha família - sou a segunda filha de sete irmãs/os. Minha trajetória combina inserção profissional, produção acadêmica e militância política. Os desafios são grandes e é difícil para as mulheres estarem nos vários lugares, inclusive na política. Tenho a vida imersa nos coletivos de lutas por direitos, atuando especialmente no movimento das mulheres, na educação, nos cursinhos populares, na lutas por teto e terra. Sou da #PartidA e das Muitas.

    Saiba mais sobre Jorgetânia Aqui

     

    JUHLIA SANTOS

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50111

    Juhlia Santos é mulher trans, negra, artista, travesti e ativista. Conhece bem a periferia, pois é de Contagem, viveu parte da adolescência em Neves e há um tempo mora em BH. Foi no quilombo Manzo, em BH, que construiu sua identidade e conheceu as lutas do povo preto. A partir daí, iniciou sua militância LGBTIQA+ com recortes trans e feministas. Juhlia faz parte de vários blocos de carnaval de rua, pois acredita que se pode fazer política através da festa, da alegria, do carnaval, do afeto. Juhlia Santos é um corpo politico, um corpo de luta. E a sua luta é pela vida. É por todas nós! A condição inegociável é a nossa condição humana. Saiba mais sobre Juhlia Santos.

     

    POLLY DO AMARAL

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50010

    Coragem de sonhar, de ouvir, de enfrentar, de despertar nas pessoas o desejo coletivo de tornar o mundo mais justo. Nascida em Manhuaçu e criada em BH, formou-se em Ciência da Computação pela UFMG. Tornou-se doula e ativista pelos direitos de mulheres e crianças, depois de sofrer violência obstétrica. Participou ativamente da aprovação da Lei da Doula em BH. Mãe de três filhas, luta pela autonomia das mulheres, por saúde e educação de qualidade para todas e todos. Integra as Muitas e a partidA MG desde 2016. Acredita que no bom parto nasce cidadania, na infância digna ela se sustenta e no combate às desigualdades ela se concretiza.

    Saiba mais sobre Polly do Amaral

    MARÍLIA CAMPOS

    Deputada Estadual PT (MG)

    Vote: 13900

    Marília Campos é deputada estadual e candidata à reeleição pelo PT/MG. Foi prefeita de Contagem de 2005 a 2012. Marília é uma das parlamentares
    mais respeitadas e atuantes da Assembleia Legislativa e defende a melhoria e humanização da vida nas cidades; o combate aos privilégios dos deputados; os direitos do povo, especialmente saúde, educação, previdência e direitos trabalhistas; os direitos das mulheres e contra toda forma de discriminação. Teve cinco leis aprovadas, sendo a mais importante a que acabou com a aposentadoria especial dos deputados estaduais. Devolveu aos cofres públicos R$ 436 mil de auxílio-moradia e diárias de viagem. Marília é muito presente no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais.
    Conheça mais
    Marília Campos

    LORENE FIGUEIREDO

    Deputada Federal PSOL (MG)

    Vote: 5055

    Lorene Figueiredo é de Juiz de Fora, é professora, leciona Política Públicas. Está na luta e trabalha na educação pública desde 1985, tendo lecionado em todos níveis de ensino! Há 34 anos defende a educação de qualidade para xs trabalhadorxs. Esteve na base e na direção de sindicatos da educação básica e superior. Tem se destacado no combate as reformas do estado que retiram direitos, na defesa dos serviços públicos, contribuído nas lutas das mulheres, da juventude e movimentos sociais! Por um país livre e soberano construído com e para os trabalhadorxs. É da PartidA.

    Saiba mais sobre Lorena Aqui

    DIRLENE MARQUES

    Governadora PSOL (MG)

    Vote: 50

    Dirlene Marques é economista,professora da UFMG aposentada, mestra em Ciência Política e feminista. É militante histórica dos movimentos sociais, do movimento sindical e dos direitos humanos. Na universidade, criou o Nepem (Núcleo de Pesquisa Sobre a Mulher). Atualmente é coordenadora regional da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Foi presidenta da Associação de Professores Universitários de BH e do Sindicato dos Economistas de MG. Coordenou o Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial e participou ativamente da luta anti-globalização. É da PartidA!

    Saiba mais sobre Dirlene Aqui

     

    IZA LOURENÇA

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50099

    Tenho 24 anos e sou trabalhadora do metrô de Belo Horizonte. Mulher, negra e bissexual, sou ativista dos movimentos sociais desde os 17 anos. Somos jovens trabalhadoras, somos moradoras da periferia e das ocupações, temos diferentes etnias, gêneros e orientação sexual. Somos maioria! Queremos ocupar a política e as ruas das cidades. Vamos construir uma candidatura com todxs que matam um leão por dia para sobreviver. Que nossas batalhas diárias sejam combustível para transformação. Somos resistência. Somos afrontosas. Vem com a gente e fortaleça essa ideia!

    Saiba mais sobre Iza Aqui

     

    DUDA SALABERT

    Senadora PSOL (MG)

    Vote: 500

    Sou Duda Salabert, professora de literatura, educadora popular, acadêmica de Gestão Pública, ambientalista, vegana, ativista pelos direitos humanos e dos animais e a primeira travesti da América Latina candidata ao Senado Federal. Professora há 18 anos, integro a “Bancada do Giz” – coletivo de professoras e professores que objetivam ocupar a política e colocar a Educação no protagonismo do debate público. No campo da educação popular, idealizei e presido a “Transvest” - ONG que oferece gratuitamente curso para travestis e transexuais de Belo Horizonte. Pela Transvest, criamos em 2017 a primeira casa de acolhimento de pessoas transexuais em situação de rua do estado de Minas Gerais.

    Saiba mais sobre Duda 

    MACAÉ EVARISTO

    Deputada Estadual PT (MG)

    Vote: 13130

    Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica/MG, é mestra em Educação pela UFMG. Professora efetiva da rede municipal de ensino de Belo Horizonte desde 1984, atuou também como professora formadora e coordenadora do Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas, de 1997 a 2004. Na Secretaria de Educação de Belo Horizonte desde 2005, foi gerente de articulação da política educacional, secretária-adjunta e secretária de Educação de 2009 a 2012. Atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação de 2013 a 2014 e, no ano de 2015, assumiu a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, sendo a primeira mulher negra a ocupar um cargo de primeiro escalão no governo do estado.

    Saiba mais sobre Macaé.

    SANDRA SILVA QUILOMBOLA

    Deputada Federal PSOL (MG)

    Vote: 5013

    Tenho 58 anos e é da comunidade de Carrapatos da Tabatinga, localizada em Bom Despacho/MG. Sou mulher, negra e quilombola formada em técnica de Contabilidade e Serviço Social incompletos. Atua no movimento quilombola Estadual e Nacional, na Coordenação de Mulheres do campo e da cidade. Fui presidenta da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais por dois mandatos e coordenadora da AMNB, entre tantas outras frentes por direitos e justiça social, território e etno desenvolvimento, educação, saúde, cultura e meio ambiente. Represento o povo na luta pelo

    direito ao território e pelas culturas tradicionais.

    O Brasil é Quilombola! Nenhum Quilombo a menos!

    Conheça melhor Sandra Silva Quilombola

    KÊNIA RIBEIRO

    Deputada Estadual PSOL (MG)

    Vote: 50444

    Sou Kênia Ribeiro, tenho 49 anos, sou negra, lésbica, periférica. Filha e mãe adotiva, atuo como camelô e sou liderança na Ocupação de Moradia Vicentão, no Centro de Belo Horizonte. Sou militante pelos direitos da população LGBTIQA+, por moradia digna e
    oportunidades reais de emprego para todas e todos, contra os privilégios dos políticos e com histórico de lutas por igualdade social, racial e de gênero.

    Saiba mais sobre Kênia Ribeiro
     

    GOIÁS

    ALESSANDRA MINADAKIS
    Dep. Federal PSOL (Goiás)

    Vote: 5008

    Alessandra Minadakis é feminista, ativista de direitos humanos, procuradora federal e professora. Participa do movimento político feminista #partidA e tem uma longa história de militância sindical e na luta de classes ao lado de movimentos sociais e feministas. Possui mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás, é membro do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida Pública e fundadora e diretora da APD - Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia. Atualmente é, ainda, membro do Diretório Municipal e da Executiva Estadual do PSOL.

    Saiba mais sobre Alessandra Aqui

    DISTRITO FEDERAL

    HELLEN FRIDA

    Deputada Distrital PT (DF)

    Vote: 13180

    Hellen Frida é ativista feminista periférica. Baiana que escolheu o DF como lar, tem 27 anos e é idealizadora e gestora da CASA FRIDA, ponto de cultura feminista e casa de acolhimento de meninas, jovens e mulheres em situação de violência, localizada em São Sebastião-DF.

    É doula, educadora popular, conselheira de cultura e de saúde, defensora dos direitos humanos, atuando especialmente nas questões de gênero e diversidade. Por entender que política se faz com luta popular, mas também com amor e arte, é pesquisadora da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF, integra a PartidA, constrói a Plataforma Feminista.

    Saiba mais sobre Hellen Aqui

    VANESSA É O BICHO

    Deputada Federal PT(DF)

    Vote: 1324

    VANESSA luta em defesa dos concursos e servidores públicos, da Universidade Pública, da emancipação da mulher, da proteção animal e da comunicação democrática. Trabalho desde os 13 anos de idade. Somente consegui me graduar perto dos 40 anos, graças ao programa de expansão das universidades federais dos governos do PT (REUNI), que aumentou em mais de 50% a capacidade física da UnB, multiplicou o números de vagas e cursos noturnos. Hoje, sou doutoranda e professora voluntária da FAC/UnB. Fui representante discente e ajudei a criar o selo editorial FAC Livros. Integro os grupos de pesquisa LaPCom e O Direito Achado na Rua. Feminista, mãe solteira, moradora do Paranoá há 17 anos, vegana, servidora do Judiciário. Saiba mais sobre Vanessa aqui

    CLAUDIA FARINHA

    CoGovernadora PT (DF)

    Vote: 13

    Cláudia Farinha: Mulher da Terra, Mulher Coragem, Mulher de Luta. Uma agricultora familiar, uma assentada da Reforma Agrária, uma mulher cuja história de vida se confunde com o destino da própria terra cerratense no Planalto Central do Brasil, disputa a vaga de vice-governadora do Distrito Federal pelo Partido dos Trabalhadores, ao lado de Miragaya. Saiba mais sobre Cláudia aqui

    ANA PRESTES

    Deputada Federal PC do B (DF)

    Vote: 6565

    Ana tem 40 anos, é socióloga, mestra e doutora em Ciência Política e neta de Luiz Carlos Prestes e Maria do Carmo Ribeiro. Iniciou sua trajetória no movimento estudantil e é filiada ao PCdoB. Feminista e mãe de Helena e Gabriela, Ana é escritora e autora do livro infanto-juvenil "Mirela e o Dia Internacional da Mulher". Luta pela ampliação da bancada de mulheres no Congresso Nacional.
    Ana Prestes é uma voz contra o atraso, o arbítrio, o preconceito e a intolerância. Uma mulher de coragem, que semeia esperança e não teme a luta por justiça, democracia e ampliação dos direitos sociais, independente de gênero, raça ou orientação sexual. Saiba mais sobre Ana
    aqui

    PROFESSORA ETEL

    Deputada Distrital PSB (DF)

    Vote: 40200

    Professora da Educação Básica da rede pública de ensino do DF: no Cilt, francês; e na Unidade de Educação Básica de Taguatinga, coordenadora intermediária. Mãe de dois filhos, um do coração - sentindo na pele a dificuldade de adotar. Estudou na UnB e foi servidora pública na Educação, primeiro no MEC e depois na SEDF. As suas propostas dão autonomia às mulheres e à juventude por meio da VOLTA das mães-crecheiras para complementar o sistema de creches; mais vagas nos centros de línguas, ao se construir um em cada Região Administrativa do DF. Quer uma geração bilíngue em Brasília, transformar o DF e o Entorno em um pólo turístico cultural, artístico, ecológico e cívico. Acredita que com formação e renda a mulher pode se libertar das opressões de relacionamentos abusivos e das pressões sociais, tendo independência financeira e emocional para ser o que ela quiser, onde quiser! Saiba mais sobre Etel

    TALITA VICTOR

    Deputada Federal PSOL(DF)

    Vote: 5044

    É brasiliense de nascimento, “baineira” de criação, lésbica por orientação afetiva e política, socialista por formação cristã (sim!) e feminista insurgente. Cientista política graduada pela UnB, e especialista em instituições e processos políticos do Legislativo pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados, onde é servidora há oito anos. Atualmente, compõe o corpo técnico da Liderança do PSOL na Câmara e a Secretaria LGBT do PSOL-DF, partido ao qual é filiada desde 2005. É uma importante referência para ativistas e movimentos que acompanham o processo legislativo no Congresso Nacional e constrói o Fórum de Mulheres do DF e Entorno e a Frente Nacional pela Legalização do Aborto e Pela Vida das Mulheres.

    Saiba mais sobre Talita Aqui

    ILKA TEODORO

    Deputada Distrital PSOL (DF)

    Vote: 50442

    Ilka Teodoro é brasiliense, negra, mãe de duas crianças, advogada e mestranda em Direitos Humanos/UnB. É sócia do primeiro escritório de advocacia feminista do DF, co-fundadora da Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero, diretora jurídica da ONG Artemis e apoiadora do Instituto Anis de Bioética. Por acreditar e atuar na concretização deste momento como sendo a hora das mulheres ocuparem mais espaços de poder e decisão, de atuar nas eleições e transformar o modo de exercer a política, essa mulher nascida, criada e residente na capital do país é candidata a uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal.Saiba mais sobre Ilka aqui

    MARIANA ROSA

    Deputada Distrital PT (DF)

    Vote: 13999

    Nascida em Uberlândia, Mariana Rosa cresceu em Brasília, em uma família simples, perdendo a mãe aos 9 anos, foi criada pela avó materna. Graduou-s em Administração, quando já era mãe.

    Presidente da Associação Humanizando Presídios, defende os familiares de presxs do DF com a certeza de que é possível oferecer à sociedade pessoas ressocializadas, em condições de contribuírem para uma convivência sadia e produtiva. Co-idealizadora do Coletivo Rosas pela Democracia, formado por mulheres dede esquerda para lutar, nas ruas e nas redes sociais, contra o golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff. Com a sua eleição, a Câmara Legislativa terá a primeira Deputada Distrital Negra. Saiba mais sobre Mariana aqui

    THELMA MELLO

    Deputada Distrital PT (DF)

    Vote: 13070

    Thelma Mello é formada em Artes na UnB, Servidora Pública, Educadora Social e Artista. Desenvolve trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários com pessoas em situação de risco. Realizou trabalho de Inclusão econômica e social com as catadoras e catadores de materiais recicláveis. Foi conselheira de Assistência Social, da Criança e do Adolescente e de Direitos Humanos e também professora da UAB/UnB e da rede pública e particular do DF. Saiba mais sobre Thelma aqui

    EVELIN MACIEL

    Deputada Federal PSOL (DF)

    Vote: 5088

    Evelin Maciel, candidata a deputada federal pelo PSOL. Tenho uma trajetória ligada à defesa da comunicação pública e pela inserção das juventudes nos espaços de poder. Priorizo a cultura da paz, do respeito às diversidades, o fim do genocídio da juventude negra e do feminicídio. Somente a paridade entre homens e mulheres na ocupação de cargos públicos e de decisão nos levará a um mundo com mais justiça social. Saiba mais sobre Evelin aqui

    KEKA BEGNO

    Governadora PSOL(DF)

    Vote: 50

    Keka está nas lutas sociais do DF conhece a força dessa ativista negra e feminista. É assistente social, mestranda em Políticas Publicas na UnB e atualmente está como Conselheira Tutelar.

    Filiada no PSOL desde 2008 é participante da Direção Nacional do Partido. Colocou seu nome à disposição para disputar a co-governadoria do Distrito Federal ao lado de Fatima Sousa.

    Saiba mais sobre keka Aqui

    RITA ANDRADE

    Deputada Distrital PSOL(DF)

    Vote: 50005

    É Professora, Realizadora de Audiovisual, Radialista e Ativista Cultural. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, cursa pós-graduação pela Fundação Getúlio Vagas (FGV). Atualmente é Conselheira de Cultura do DF - PP e está envolvida em movimentos culturais de difusão da cultura local e inclusão social . Desde 2015 atua como ativista política contra o golpe, participou da ocupação da Funarte contra a desintegração do MinC, quando os artistas derrubaram a MP do governo golpista, participou ainda de diversos atos e manifestações em defesa da democracia e luta para a inclusão mais mulheres nas frentes no mercado de trabalho. Saiba mais sobre Rita aqui

    LUDMILA SUAID

    Deputada Distrital PSOL (DF)

    Vote: 50180

    Nasci em Brasília, tenho 39 anos, sou mulher negra e mãe de duas meninas. Sou Assistente Social porque sou contra as injustiças e as desigualdades no Brasil. Por saber que na gravidez e no parto a mulher deve ser acolhida e respeitada, sou Doula. Entre 2004 e 2008 fui servidora do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF. Desde 2008 atuo como Assistente Social no Programa Justiça Comunitária do TJDFT. Defendo uma vida sem violência e com
    mais respeito para nós mulheres! Nos partos, nas ruas e em casa! Por mais mulheres na política. Por mais políticas para as mulheres! Saiba mais sobre Ludmila
    aqui

    REBECA GOMES

    Deputada Federal PT (DF)

    Vote: 1321

    Rebeca Gomes é uma jovem, negra, estudante de história da Universidade de Brasília (UnB). Começou sua militância no movimento estudantil e no movimento negro. Acredita na renovação política por meio da representação da juventude, da mulher, da população negra e LGBTI. Sua luta é por uma educação pública de qualidade e gratuita, para que todos e todas tenham acesso à cidadania plena.

    Nestas eleições, Rebeca Gomes é candidata a deputada federal para ampliar a representatividade das mulheres e da população negra. Saiba mais sobre Rebeca aqui

    ERIKA KOKAY

    Deputada Federal PT (DF)

    Vote: 1331

    Érika Kokay é deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal. Na atual legislatura (2015-2019), foi eleita por três anos consecutivos uma das 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional e é uma das principais vozes contra os retrocessos impostos pelo golpe que conduziu Michel Temer e sua trupe ao poder. Sindicalista, ex-presidente do Sindicato dos Bancários do DF, é psicóloga de formação e ativista pelos direitos humanos. Saiba mais sobre Erika aqui

    SÃO PAULO

    ANA MIELKE
    Deputada Estadual PSOL (SP)

    Vote: 50075

    Ana Mielke é jornalista, negra, feminista, ativista dos direitos humanos e da democratização da comunicação e se apresenta como candidata a deputada estadual em São Paulo para deixar a ALESP mais negra e feminista. É militante do Intervozes, constrói o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), a Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto, a Coalizão Anti-austeridade e pela Revogação da EC 95 e a Frente Povo Sem Medo. Luta contra o golpe instaurado em 2016 e pela democracia. Saiba mais sobre Ana Mielke aqui ou aqui

    LISETE ARELALO
    Governadora PSOL (SP)

    Vote: 50

    Lisete Arelaro é professora titular da Faculdade de Educação da USP, instituição que dirigiu (eleita pelo voto direto) de 2010 a 2014. Foi da equipe de Paulo Freire na gestão Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo e Secretária Municipal de Educação em Diadema. É uma das maiores referências no debate educacional em nosso país, tendo uma trajetória dedicada à luta em defesa da escola pública, de qualidade para todos. É também a única mulher
    candidata na disputa para o governo de São Paulo.

    Saiba mais sobre Lisete aqui e aqui

    LÍVIA LAZANEO

    Deputada Federal PSOL (SP)

    Vote: 5019

    Sou arquiteta e urbanista (USP), servidora da Prefeitura de Limeira desde 2011 e atualmente
    desenvolvo projetos de Assistência Técnica a famílias de baixa renda na Secretaria de
    Habitação. Sou feminista, defensora dos direitos humanos e do urbanismo colaborativo,
    apoiadora de grupos artísticos e culturais. Acredito que nós, mulheres, devemos ocupar o
    poder para lutar por nossos direitos e para garantir nossa voz nas decisões do país! Saiba mais sobre Lívia aqui

    PALOMA SOARES

    Deputada Estadual PSOL (SP)

    Vote: 50051

    Nascida em Jundiaí, tem 36 anos, mulher, trabalhadora, educadora e de luta! Feminista, sensível aos sofrimentos humanos causados pelas desigualdades sociais, é ativista em diferentes frentes e causas. Moradora da periferia, já foi empregada doméstica, vendedora, atendente comercial, trabalhou na Receita Federal e hoje é servidora municipal na gestão de
    educação de Jundiaí, onde defendeu a igualdade de direitos entre homens e mulheres, direito à infância e educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos.Também defende políticas inclusivas, como as que promovem os direitos da população LGBTI e da população negra, assim como a cultura popular
    como manifestação do povo brasileiro. Saiba mais sobre Paloma
    aqui

    MERCEDES LIMA

    Deputada Federal PCB(SP)

    Vote: 2100

    Mercedes Lima, comunista e integrante do comitê central do PCB, feminista, advogada e professora universitária. É formada em Direito pela USP. É fundadora do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro. Foi dirigente do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, fundadora da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP. É candidata a deputada federal pelo PCB. Saiba mais sobre Mercedes aqui

    SAMIA BOMFIM
    Deputada Federal PSOL (SP)

    Vote: 5000

    Sâmia de Souza Bomfim é mulher, jovem, servidora pública e vereadora pelo PSOL. Nascida em Presidente Prudente - Sp, mudou-se para a capital na adolescência para cursar Letras na USP. Nessa fase participou dos movimentos estudantil e feminista. Após graduar-se passou a trabalhar na mesma universidade e engajou-se no sindicato de sua categoria. Sâmia ficou conhecida pela sua participação nas manifestações da Primavera Feminista, que derrubou Eduardo Cunha. Desde 2016 exerce mandato de vereadora na cidade de São Paulo, se destacando na defesa dos direitos das mulheres, dos trabalhadores e na fiscalização do Poder Executivo. Saiba mais sobre Sâmia aqui

    ADRIANA VASCONCELLOS
    Deputada Federal PSOL (SP)

    Vote: 5039

    Adriana Vasconcellos, professora de Geografia na rede municipal de Ensino, atua no magistério há 23 anos. Mestranda em Educação pela PUC - SP.

    Em 2016, foi a candidata negra mais bem votada, à
    vereança, pelo PSOL. Foi assessora parlamentar do vereador Toninho Vespoli, onde contribuiu
    para a elaboração de projetos de leis étnico- raciais, que visam a agenda antirracista e a reparação histórica necessária para a população negra. Saiba mais sobre Adriana.

    ISA PENNA

    Deputada Estadual PSOL (SP)

    Vote: 50180

    Isa Penna é feminista e candidata a deputada estadual em São Paulo. Advogada popular, especialista em casos de assédio, Isa foi vereadora
    durante 30 dias em São Paulo em 2017 e sofreu com o machismo institucional, sendo agredida por um vereador conservador. Mas é mulher sem medo: está em todas as luas da Frente Povo Sem Medo, do MTST, da primavera feminista e em defesa dos direitos sociais! Com uma campanha-movimento, Isa pode transformar a ALESP em uma permanente ocupação feminista! Saiba mais sobre Isa
    aqui

    SILVIA FERRARO
    Senadora PSOL(SP)

    Vote: 500

    Trabalhadora, mãe e militante feminista, a professora Silvia Ferraro representa uma alternativa feminista e independente para o Senado em 2018. Foi professora da rede estadual de ensino de São Paulo, e foi diretora da Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) por duas gestões. Atualmente, trabalha na rede municipal de ensino e constrói o PSOL e a Frente Povo Sem Medo. Em 2018, foi uma das lideranças da vitoriosa
    greve dos servidores públicos da capital paulista
    . Saiba mais sobre Silvia aqui e aqui

    JULIANA CARDOSO
    Deputada Federal PT (SP)

    Vote: 1333

    Tem 38 anos e atualmente exerce seu terceiro mandato como vereadora na Cidade de São Paulo. Compreende que um mandato é um instrumento de luta da população, construído de forma coletiva, em articulação com os movimentos sociais e a classe
    trabalhadora. Na luta de todas as horas, Juliana é uma fiel defensora do SUS, do acesso à moradia digna, dos direitos das mulheres, da inclusão cidadã da população LGBT. Batalha pelo parto humanizado, pelos diretos da criança e do adolescente, contra o extermínio da juventude negra, pobre e periférica. Esteve nas ruas contra o golpe e contra a retirada de
    direitos promovida pelo governo golpista. E é assim que Juliana Cardoso pretende atuar como
    Deputada Federal!

    HAILEY KAAS
    Deputada Estadual PSOL (SP)

    Vote: 50069

    Hailey Kaas é uma mulher trans, bissexual, socialista, cofundadora do blog Transfeminismo e é candidata a deputada estadual em São Paulo. Nossa campanha denuncia que o lucro de poucos é garantido pela exploração de muitos, que tem classe, cor, gênero e identidade: são pobres, pessoas negras, mulheres e LGBTs que pagam com suas vidas o conforto da elite. Precisamos dar um BASTA! Essa candidatura está a serviço da luta contra a opressão e a
    exploração, pra derrubar esse CIStema! Nossas vidas importam! Saiba mais sobre Hailey aqui

    DURVALINA SOARES

    Deputada Federal PSOL (SP)

    Vote: 5057

    Sou bibliotecária, feminista, militante do serviço público, da cultura, do livro, da leitura e da
    biblioteca pública. Participei ativamente da implantação dos CEUs na Cidade de São Paulo.
    Hoje, sou aposentada e presidenta da Anis (Associação dos Servidores de Nível Superior da
    PMSP) que luta por melhores condições de trabalho e por um serviço público de qualidade à
    população. Acredito que uma sociedade mais justa é possível. Saiba mais sobre Durvalina aqui

    MONICA DA BANCADA ATIVISTA

    Deputada Estadual PSOL (SP)

    Vote: 50900

    Política feita no coletivo. Para Deputada Estadual, você vota em um número e leva nove co-candidatas. Na urna é Mônica da Bancada Ativista 50900, e elegendo esse número construiremos um mandato com ela e mais oito no mesmo gabinete. — com
    Erika Hilton, Jesus Dos Santos, Claudia Visoni, Raquel Marques, Monica Seixas, Chirley Maria, Anne Rammi, Fernando Ferrari ePaula Aparecida. Saiba mais sobre Monica
    aqui.

    AMAZONAS

    MICHELLE ANDREWS
    Deputada Federal PSOL (AM)

    Vote: 5000
     

    Candidata à deputada federal pelo Coletivo Rosa Zumbi do PSOL-AM, Michelle Andrews. É mulher negra e feminista, uma das fundadoras da partidAmazonas. Fundadora do Coletivo Difusão, é trabalhadora cultura e coordenadora do Centro Popular do Audiovisual.

    Saiba mais sobre Michelle Aqui

    VANESSA GRAZIOTTIN
    SENADORA PCdoB (AM)

    Vote: 656

    A senadora presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), liderando a categoria na conquista da meia passagem. Formada em Farmácia, foi professora e atuou ativamente no movimento sindical, participando da conquista do piso salarial da categoria. Foi eleita vereadora por três mandatos, de 1º de janeiro de 1989 a 1º de janeiro de 1999. Foi deputada federal também por três mandatos, de 1º de janeiro de 2003 até 31 de dezembro de 2010. Atualmente, está na presidência da Procuradoria Geral da Mulher no Senado e este ano concorre à reeleição ao Senado Federal. Vanessa foi a única do Amazonas a votar contra o afastamento de um governo legítimo para colocar Temer no poder. Ajudou a prorrogar por mais 50 anos a Zona Franca, é uma das principais vozes no Congresso contra a privatização da Amazonas Energia que, caso seja vendida, resultará na conta de luz mais cara, apagão e o fim do Programa Luz para Todos. Saiba mais sobre Vanessa

    CAROLINA BEZERRA
    Deputada Estadual PSB (AM)

    Vote: 40045

    A candidata Carolina Bezerra é amazonense, formada em administração e estudante de Arquitetura e urbanismo. É mãe, esposa, filha, empreendedora e voluntária de causas que acredita que sejam importantes para se ter um mundo melhor e pessoas melhores. Pode informar a Universidade, propostas do mandato para as mulheres. Saiba mais sobre Carolina aqui

    BRANCA PINHEIRO
    Deputada Estadual REDE (AM)

    Vote: 18123
     

    Branca Pinheiro: Assistente Social, Especialista em Ética e Política, Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia. É militante engajada na Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Saúde Mental e do Movimento de Mulheres em Manaus.

    Saiba mais sobre Branca Aqui

     

    TALY NAYANDRA
    Deputada Federal PC do B (AM)

    Vote: 6555
     

    Candidata a deputada federal pelo PC do B - AM. Bióloga e professora, tem uma trajetória na luta por Politicas Públicas, Educação de qualidade, Moradia e Direito a Vida para Estudantes, Jovens, Trabalhadores e Mulheres. Participa da partidA, é da UBM (União Brasileira de mulheres), que constitui o Fórum de mulheres de Manaus.

    Saiba mais sobre Taly Aqui

    CRISTIANE BALIEIRO
    Deputada Federal PSB (AM)

    Vote: 4010

    Cristiane Balieiro, candidata a deputada federal pelo PSB Amazonas. Mãe, professora, ativista, feminista, ela nasceu em Benjamim Constant, região do Alto Solimões, no oeste do estado, mas viveu parte de sua adolescência em Tabatinga. Em 1994, veio para Manaus. Formada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas, trabalha como professora de pré-vestibular e concurso público há 12 anos, também é servidora pública da Seduc.
    Foi líder do Comando Oeste na maior greve da Educação do Estado do Amazonas. Lutou ainda pela Anulação do Concurso da Seduc de 2018, denunciando as irregularidades que ocorreram durante o certame ao Ministério Público.
    Concorreu a vice-prefeita de Manaus em 2016 junto com Serafim Corrêa. Saiba mais sobre Cristiane
    aqui

    BETE MACIEL
    Deputada Federal REDE (AM)

    Vote: 1877
     

    Assistente Social, Pós-graduanda em Políticas Públicas em Atenção à Família. Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher e Membro do Fórum de Mulheres de Manaus e da Associação das Donas de Casa do Amazonas, Militante Feminista.

    Saiba mais sobre Bete Aqui

    ANA CLÁUDIA CHAVES

    Deputada Estadual PT (AM)

    Vote: 13456

    Candidata a Deputada Estadual no Amazonas pelo Partido dos Trabalhadores.

    Mulher negra, empreendedora, formada em Ciências Sociais pela UFAM, atuou nas áreas dos direitos humanos, violência contra mulheres, crianças e adolescentes, povos indígenas, juventude, Igualdade Racial e na periférica de Manaus.

    É filiada ao PT desde 2001. Foi vice presidenta estadual da sigla no Amazonas.

    Saiba mais sobre Ana Cláudia Aqui

    LÚCIA REGINA ANTONY
    Governadora PC do B (AM)

    Vote: 65

    A candidata do PC do B ao governo do Amazonas, Lúcia Regina Antony, é amazonense e cirurgiã dentista. Começou a militância no movimento estudantil na UFAM onde criou o Comitê da Mulher Universitária em 1980. Foi presidente da União de Mulheres de Manaus, da União Brasileira de Mulheres no Amazonas e recebeu o prêmio Bertha Lutz do Senado Federal pela atuação na luta emancipacionista das mulheres. Participou da direção do PCdoB onde já ocupou várias funções. Atualmente é a presidente do PCdoB em Manaus, vice presidente estadual e membro da direção nacional do partido. Nas Eleições de 2018 apoia as candidaturas de Haddad (PT) e Manuela (PC do B) na chapa à Presidência da República. Saiba mais sobre Lucia aqui

    PARANÁ

    Anaterra Viana

    Vice-Governadora PT(PR)

    VOTE 13

    Anaterra Viana nasceu em Curitiba, em 1981. É formada em jornalismo e pós-graduada em comunicação social e empresarial. Ativista política e militante cultural, filiou-se ao PT em 2011. Hoje, é uma voz reconhecida nos movimentos feministas de todo o estado. Vice-presidente do PT de Curitiba e secretária de Mulheres do PT do Paraná, é uma das idealizadoras do projeto Elas por Elas, que busca incentivar a participação das mulheres na política. Integra o coletivo #partidA Feminista na capital paranaense desde 2016, ano que recebeu apoio do grupo na disputa para vereadora da cidade. Saiba mais sobre ela aqui.

    FERNANDA CAMARGO

    COGOVERNADORA (PR)

    VOTE: 50

    Fernanda Camargo é feminista, assistente social e professora no ensino superior. Chegou em Curitiba em 1996, iniciando a militância ainda no movimento estudantil, quando cursava Serviço Social. Foi conselheira em instâncias de controle social e do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná. Articulou a organização de coletivos de trabalhadores e de luta pela proteção integral de crianças e adolescentes. Foi militante do Movimento Paraná contra a Redução da Maioridade Penal, e na área sindical foi representante de base por local de trabalho, participando ativamente no movimento de resistência dos servidores estaduais que culminou no massacre de 29 de abril. É candidata a cogovernadora do Paraná, em uma proposta de construção compartilhada da chapa com o Professor Piva, na qual as pautas se complementam e incidem igualmente na proposta de governo. Saiba mais sobre Fernanda aqui

    ANA MIRA

    Deputada Estadual PSOL (PR)

    VOTE: 50111

     Eu sou a Ana Mira, jornalista e professora. Educação, comunicação para todos e igualdade. Essas são as nossas principais lutas para fazer de #Curitiba um lugar melhor. Ao longo da minha trajetória, tive ainda mais certeza de que educação e informação mudam as pessoas. Fazem-nas mais humanas e com menos preconceitos. Saiba mais sobre Ana aqui

    DRA. ARLETE MARTINS

    Deputada Estadual PT (PR)

    VOTE: 13513

    É quilombola residente na cidade da Lapa, no Paraná. Formada em enfermagem e especialista em obstetrícia pela UFPR e Doutora em saúde pública pela USP. Trabalhou na 2ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde com os programas de saúde da mulher e saúde da população negra e indígena. Integrante da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, do Conselho Nacional de Saúde e do Comitê Técnico Nacional de Saúde da População Negra. Ativista no combate e prevenção à mortalidade materna.

    EDNA DANTAS

    Deputada Estadual PT (PR)

    VOTE: 13133

    Edna Dantas, negra, periférica, mãe, ativista, moradora de Curitiba há 40 anos. Sua militância vem pelo direito à moradia, nas lutas sociais pela transformação social. Coordenadora geral do Acampamento Marisa Letícia e será a primeira Deputada Estadual Negra do Paraná. Saiba sobre Edna aqui.

    JACQUE PARMIGIANI

    Senadora PSOL (PR)

    VOTE: 500

    Jacque Parmigiani nasceu na periferia de São Paulo/SP, onde trabalhou desde jovem com alfabetização de adultos e criou seu interesse pela educação. Se formou antropóloga na Universidade de São Paulo (USP). Há 20 anos mudou-se para a cidade de Toledo, no Oeste do Paraná, onde vive até hoje. É feminista e ecossocialista, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e foi professora da Unioeste/Toledo. É também dirigente do PSOL do Paraná e atua a mais de 15 anos na defesa dos povos indígenas, quilombolas e da agricultura familiar. Saiba mais sobre Jacque aqui

    GLEISI HOFFMANN

    Deputada Federal PT (PR)

    VOTE: 1313

    Filiada ao PT desde 1989, Gleisi iniciou sua trajetória militante no movimento estudantil. É formada em Direito e foi secretária de Estado no MS e de Gestão Pública em Londrina. Integrou a equipe de transição do governo Lula, ao lado da então ministra Dilma Rousseff. No 1º governo Lula, contribuiu para o desenvolvimento de vários projetos de cunho social, como a Casa Abrigo de Foz do Iguaçu que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes. Em 2010 foi eleita a primeira senadora pelo Paraná. Como senadora, colocou os direitos das mulheres entre suas prioridades legislativas. Propôs a aposentadoria das donas de casa, a reserva de 50% das vagas nos parlamentos para as mulheres e a que assegura a abertura de processo contra agressores de mulheres, sem necessidade que a vítima preste queixa. Hoje é presidenta nacional do PT. Saiba mais sobre Gleisi

    JACKELINE ARISTIDES

    Deputada Federal PSOL (PR)

    VOTE: 5042

    Jackeline Aristides, Sou Candidata à Deputada Federal pelo PSOL de Apucarana-PR, Enfermeira de Saúde Mental, Docente de Saúde Coletiva/Saúde Mental, Feminista, Antiproibicionista e Vegetariana. Nossa Luta é pela Construção de Um Mandato Popular, Feminista, Ético, e Radicalmente Democrático, com participação ampla das pessoas, com debates e prestações de contas nas ruas e praças. Defendemos o Feminismo Antiproibicionista porque a proibição das drogas afeta diretamente a vida das mulheres. Saiba mais sobre Jaqueline aqui

    GIANA DE MARCO

    Deputada Federal PSOL (PR)

    VOTE: 5090

    Giana De Marco tem 28 anos, é curitibana, feminista, advogada e fundadora de escritório de advocacia. Tem especialização em Direito de Família e Processo Civil, e atua em coletivos, ONGs e grupos institucionais que se dedicam à defesa e promoção de direitos das mulheres e da população LGBTI. Iniciou suas pesquisas na área dos direitos da população LGBTI ainda na faculdade, tendo uma atuação militante e pioneira na advocacia a respeito de parentalidade homoafetiva. Suas pesquisas geraram publicação de artigos, capítulos de livros, participação de congressos e palestras. Filiou-se ao PSOL em 2016 objetivando levar para além de sua atuação profissional todas as suas ideias e energia para promoção de uma sociedade mais igualitária, democrática e representativa. Saiba mais sobre Giana aqui

    SANTA CATARINA

    KEREXU
    Deputada Federal PSOL (SC)

    Vote: 5088

    Com as raízes firmadas na luta dos movimentos Indígenas e sociais, das mulheres, quilombolas e indígenas pela diversidade, ecossocialismo, ecofeminismo e ambiental, Kerexu se propõe a okupar a política com o intuito de multiplicar a participação social na construção do bem-viver. Da grande árvore que sustenta a koordenação de sua candidatura a deputada federal em Santa Catarina pelo PSOL, ramificam-se koordenações temáticas (territórios, unidades de conservação, mulheres mulheres e homens trans, etc) e regionais e assim semeia uma floresta saudável.A campanha de Kerexu Yxapyry revoluciona na representatividade como líder mulher indígena e no fazimento coletivo.

    Saiba mais sobre Kerexu aqui

    IDELI SALVATI

    Senadora PT (SC)

    VOTE: 130

    Ideli Salvatti é mãe, avó e esposa. Professora de formação, foi eleita e reeleita deputada estadual em Santa Catarina. Durante os 8 anos de Senadora e dos quatro anos e meio à frente de três ministérios, ajudou o Presidente Lula e a Presidenta Dilma a governar o Brasil, gerando desenvolvimento, emprego, renda, oportunidades e inclusão social. Em Brasília, garantiu Santa Catarina na prioridade nacional, com investimentos em rodovias, portos e aeroportos, além de programas e recursos para o Governo do Estado e todas as Prefeituras. Na educação e no Magistério contribuiu significativamente com avanços legislativos para o piso dos professores, Plano Nacional de Educação, mais verbas e mais tempo das crianças e jovens na escola. Saiba mais sobre Ideli aqui

    KÁTIA COSTA
    Deputada Federal PSOL (SC)

    Vote: 5025

    Mãe, Bibliotecária, pós graduada em gestão de bibliotecas escolares, trabalha na biblioteca pública Ary Cabral, atuou em conselho de cultura, do idoso e do patrimônio público, atua na Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB (afastada no momento), sonhadora, leitora, alegre e com vontade de fazer o melhor para todas e todos.

    Saiba mais sobre Katia Costa aqui

    RÚBIA SAGAZ
    Deputada Federal PSOL (SC)

    Vote: 5051

    É a mulher que questionou o senador Romero Jucá no avião, tem 33 anos, cresceu em Palhoça com seus 7 irmãos, filha de cozinheira e vendedor ambulante. É assistente Social formada pela UFSC, pós graduada em políticas públicas pela FURB, servidora do Instituto Federal Catarinense de Blumenau, onde reside há 4 anos. Defende com unhas e dentes os direitos dos trabalhadores, o direito à educação, à saúde, à assistência social, os direitos das mulheres de viver com dignidade e liberdade, e sobretudo à democracia e participação popular. Sua vida e militância a fazem acreditar que NADA DEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR e que só a luta muda a vida! Coragem para enfrentar, seu voto para mudar! Saiba mais sobre Rúbia aqui

    LIGIA MOREIRA
    Deputada Estadual PSOL (SC)

    Vote: 50180

    Mãe, cientista, feminista e ativista. É doutora em Saúde Coletiva e criadora do site Cientista Que Virou Mãe. Há 9 anos vem reunindo milhares de mulheres de todo Brasil na luta pela humanização do parto, contra a violência obstétrica e em defesa dos direitos das mulheres mães e das crianças. Ligia vem para lutar legislativamente contra a violência à mulher e à criança, pela vida integral das mulheres mães, em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e da democracia.

    Saiba mais sobre Ligia aqui

    CARLA AYRES
    Deputada Estadual PT (SC)

    Vote: 13044

    Feminista, petista, lésbica, cientista social. Tem 30 anos, é ativista dos movimentos sociais de mulheres, LGBT e Direitos Humanos, é suplente de vereador na Capital catarinense e assumiu a Câmara de Florianópolis no último mês de Julho em uma atuação contundente na defesa das bandeiras sociais. Já atuou como Conselheira Nacional LGBT e também consultora do PNUD e ONU Mulheres.

    Saiba mais sobre Carla Ayres aqui

    BAHIA

    MANU
    Deputada Federal PT (BA)

    Vote: 1369

    Manuela Cristina, mulher preta, gorda, feminista, professora da rede municipal de Salvador, moradora da periferia. Administra das páginas PAPO RETO COM MANU e PAPO De PRETO, onde faço vídeos sobre questões sociais, políticas e raciais. Manu representa a favela, o povo, a comunidade negra. Saiba mais sobre Manu aqui

    ISADORA SALOMÃO
    Deputada Estadual PSOL (BA)

    Vote: 50180

    Baiana de Salvador, é mulher, negra, feminista e compõe a coordenação da Frente Povo Sem Medo Bahia. É graduada em Arquitetura e Urbanismo e mestra em Desenvolvimento e Gestão Social, ambos pela UFBA. Foi dirigente do DCE UFBA, representante discente da Pós-Graduação do PDGS/CIAGS UFBA e ajudou a criar o primeiro grupo de Jovens Feministas da UFBA. Foi a 1a Coordenadora de Projetos, Controle e Participação Social da SPM-SEPROMI, primeiro instrumento institucional voltado exclusivamente às políticas para mulheres do Governo da Bahia. Foi coordenadora da ABONG/BA, participou do Grupo de Trabalho Estadual de construção do Ato Normativo de Regulamentação do MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil na Bahia, onde também é pesquisadora. Saiba mais sobre Isadora aqui

    CEARÁ

    LUZIANNE LINS

    DEPUTADA FEDERAL PT (CE)

    VOTE: 1313

    Atualmente Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT/CE), Luizianne Lins é jornalista e foi prefeita de Fortaleza, deputada estadual e vereadora. Luizianne tem uma vida inteira de luta pelos direitos da classe trabalhadora, estudantes e segmentos historicamente discriminados. Na Câmara dos Deputados, tem uma trajetória ligada à luta em defesa dos direitos das mulheres e contra toda forma de violência e opressão. É uma defensora dos direitos da população LGBT, pessoas com deficiência, juventude e população quilombola e indígena. É autora da Lei Lola, que facilita a identificação e punição de criminosos que difundem ódio contra mulheres na Internet. Possui outros 13 projetos de lei tramitando no Congresso Nacional. É membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Mulher. Saiba mais sobre Luzianne aqui

    PARÁ

    URSULA VIDAL

    SENADORA PSOL (PA)

    VOTE: 500

    Jornalista, cineasta e ativista política, Ursula Vidal é reconhecida pela sua voz, dona de um carisma marcante. Nascida em 1972 vive e atua em Belém na área da combinação desde 1987. Estreou como locutora de rádio aos 15 anos na Rádio Liberal FM. Em mais de 3 décadas de carreira, trabalhou em diversos veículos de rádio e TV do Pará e do Rio de Janeiro. Dirigiu, apresentou e produziu programas como o ETC & Tal, no SBT, além de documentários e séries para a TV. Entre 2014 e 2016, produziu e dirigiu o documentário “Catadores de Sonhos” sobre a luta dos trabalhadores do Lixão do Aurá em Ananindeua (PA), que deu origem à Série para a TV Brasil, roteirizada é dirigida por ela “Aurá - Eu sou de Lá”. Ursula milita na luta pela gestão responsável e compartilhada dos resíduos sólidos nas cidades. Sua trajetória política inicia em 2014 com a candidatura a Deputada Estadual. Em 2016, concorreu à prefeitura de Belém, recebendo quase 80 mil votos. Defende o aumento da representatividade da mulher na política; a construção colaborativa de políticas públicas e o aprofundamento dos processos democráticos, baseados na transparência e na escuta popular, com a inovação tecnológica exercendo importante papel no controle social. Saiba mais sobre Ursula aqui

    All Posts
    ×